Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna - ISKCON | Fundador-Acarya: A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

  
 
 

Colunas:
Aulas    
Artigo Filosófico    
Etiqueta Vaishnava    
       

Tudo sobre a saúde de Jayapataka Maharaj - Novembro 2008

01-Nov-08 22h Índia - Srila Jayapataka Swami
Enviado por Ratnavali dd JPS

Dr P.P Ashok visitou o hospital por volta de 21h, e chamou Guru
Maharaja. Ele respondeu, abrindo seus olhos por alguns segundos e moveu sua cabeça por algumas vezes. O médico vai esperar até amanhã. Neste momento, a pressão arterial está estável.

Vamos continuar implorando pela misericórdia do Senhor Krsna, para que esta recaia sobre nosso Gurudeva para que ele se recupere. Encontrei boas citações no Srimad Bhagavatam, com relação a tomar abrigo dos pés de lótus do Senhor ao se cantar Seus santos nomes, e orar para o Senhor Narasimhadeva por proteção.

[Aqui Ratnavali coloca as citações, infelizmente, não disponho de um Srimad Bhagavatam em português no momento, assim peço que os devotos consultem, os versos estão no final da mensagem].

Estas citações nos encorajam a cantar os santos nomes para nosso Guru Maharaja.

SB 11.5.38, SB 11.5.39, SB 11.5.40.

Sua serva humilde,

Ratnavali dd

 


Caros devotos do Senhor,
PAMHO AGTSP

Os discípulos de Srila Jayapataka Swami em skype pediram para que liguemos para nossos templos para que incrementem seus programas, cantem kavacas, mais mahamantra etc, AGORA MESMO, pois que a situação já crítica de Guru Maharaj não está muito boa.

Não há muitos detalhes. Apenas pediram para que informássemos nossos templos e pedíssemos orações extras aos pés de lótus de Srila Prabhupada. Templos como Soho, Alachua e não sei que outros templos já foram avisados.

Aqui, estamos por hora assim:
Naveen Krsna avisou no Rio.
Rohini Radhika avisou em Floripa.
Madhumati Radhika avisou em Franco da Rocha.
Acabo de avisar Nova Gokula, que está em pleno programa de Desaparecimento de Srila Prabhupada.

Por favor, é extremamente importante que esta notícia chegue em nossos centros e congregações, embora não seja a oficial enviada por Ratnavali dd.

Eu perguntei a dois secretários (Sarva Sakti e Ekanath Gaura) se isto estava confirmado. Ninguém quer alarmar ninguém, porém Ekanath Gaura diz em msn:

"Parem tudo o que estiverem fazendo e dediquem-se a cantar por Guru Maharaj. Kavacas. Voltas extras. Ler em nome dele. A situação não está muito boa por aqui".

Desculpem pela notícia, desta forma. Sei que todos estão esperando aquela que Áurea Jagudasi disse ontem, mas para isto precisamos continuar orando intensamente neste momento ainda mais delicado que Srila Jayapataka Swami está atravessando.

Meu querido Senhor Krsna, se este for o Seu desejo, permita que Srila Jayapataka Swami se cure e permaneça conosco, ele ainda não terminou sua missão.

Meu querido Srila Prabhupada, meu mais misericordioso avô, olhe por seu filho Jayapataka Swami.

A seus pés,
Mitra Gopi devi dasi


Queridos devotos e devotas,
por favor aceitem minhas humildes reverências, todas as glórias à Srila Prabhupada!

Sei que é difícil aqui no Brasil organizarmos eventos como bhajanas 24 horas, devido a termos poucos devotos vivendo nos templos e sendo que a maioria da congregação trabalha durante a semana e às vezes nos fins de semana também.

Gostaria então de pedir encarecidamente que todos os templos se organizassem para começar os bhajanas de seus festivais mais cedo (1, 2, 3 horas mais cedo, de acordo com a possibilidade), como um yajna para a recuperação de nosso querido Jayapataka Maharaja. Vamos fazer isso no festival de domingo aqui no Rio de Janeiro amanhã, e convido a todos para se unirem nessa oferenda.

Muito obrigado.
Servo de vocês,
Naveen Krsna das (PGS)


Compilado por Mitra Gopi dd
Enviado por Sarva Sakti dd JPS em skype

"Acaba de me ligar Seva Swarup JPS, Guru Maharaj reagiu ao chamado de uma das enfermeiras, abrindo seus olhos por alguns segundos e movendo ligeiramente a cabeça.

Temos que incrementar nossas orações. Hoje está sendo um dia dos dias mais difíceis para Guru Maharaj. No 4o e 5o dias os médicos estavam surpresos com a rápida recuperação de Guru Maharaj, o que não acontece hoje, que mostra um pequeno retrocesso.

Guru Maharaj precisa de nós agora. Temos que nos unir. Temos que cantar mais, orar mais e pedir a mais devotos que se juntem a nós nesta corrente e nos ajudem a orar.

Sua serva,
Mitra Gopi devi dasi


01-Nov-08, 10am report - Ratnavali dd

Dr. P.P Ashok visitou Guru Maharaja e ele não ficou feliz com a situação de Guru Maharaja. Guru Maharaja ainda não está consciente e não responde a nenhum comando. A hemorragia cerebral é muito imprevisível. A qualquer
momento qualquer coisa pode acontecer. A pressão arterial também está alta,
e se mantém flutuante. O médico diz que Guru Maharaja pode permanecer assim
por um período mais longo de tempo. Ele ainda está na Unidade de Cuidado
Intensivo e com o respirador.

Continuemos orando intensamente a Krsna. Somente Krsna pode fazer algo. Tudo
está em Suas mãos. Que Sri Sri Radha Rasabihari [as Deidades do Templo de
Mumbai] lancem Seu olhar mais misericordioso sobre nosso amado Gurudeva de
tal forma que ele possa sair desta situação horrível e estar novamente com
todos nós.

Sua serva humilde,
Ratnavali dd


Porém, em skype, Sarva Sakti dd já nos tranquilizou (9h30 Brasília) dizendo que a pressão arterial baixou um pouco.

Não podemos relaxar com nossas orações, temos que continuar e continuar, o estado de Srila Jayapataka Swami Guru Maharaj segue bastante crítico. Ele precisa recobrar sua consciência, desde a cirurgia não tem respondido, mesmo após passado o efeito da anestesia.

Aproveitemos que hoje é Dia do Desaparecimento de Srila Prabhupada e oremos ao Fundador-Acarya da ISKCON intensamente por seu filho querido, Srila Jayapataka Swami.

Sua serva,
Mitra Gopi devi dasi
 

02-Nov-08 13h30 Índia - Srila Jayapataka Swami

Enviado por Ratnavali dd JPS

Dr. B S Singhal chegou ao hospital esta tarde, trazido por Braja Hari prabhu, o Presidente do Templo da ISKCON Mumbai e também um discípulo senior de Jayapataka Swami Guru Maharaja. Dr. B S Singhal é o Diretor de Honra da MSSI-Mumbai. Ele é um neurologista renomado no Hospital de Mumbai.

Ele examinou os relatórios médicos de Guru Maharaj, bem como a situação atual de Guru Maharaja. Uma vez que Guru Maharaja não está respondendo a comandos verbais, o médico disse que é muito crítico.

Ele disse que os médicos do Hospital Hinduja estão dando o melhor tratamento possível. Agora nós temos apenas que esperar e ver.


Sua serva humilde,
Ratnavali dd


02-Nov-08 11h Índia - Srila Jayapataka Swami

Enviado por Ratnavali dd JPS

A condição de Guru Maharaja é a mesma de ontem. Embora ele tenha aberto os olhos duas vezes ontem, ainda assim ele está em um nível abaixo de semi-consciente. Um famoso neurologista, trazido por Braja Hari Prabhu, acaba de chegar ao hospital. Enviaremos um relatório mais tarde do que ele disser.

Hoje é o Dia do Desaparecimento de Srila Prabhupada aqui. Oremos pela misericórdia de Srila Prabhupada para com seu amado filho.

Sua serva humilde,

Ratnavali dd


2h50 Brasília - resumo skype - Srila Jayapataka Swami
00 Compilado por Mitra Gopi dd JPS

Atmananda das JPS diz:
"O número de Nrsimha Kavaca cantados é de 6312 até agora".

Ekanath Gaura JPS e Sarva Sakti JPS
"SS Bhanu Swami disse que os curadores de Chennai falam que hoje Guru
Maharaj pode despertar [recobrar a consciência], porém, para isto,
precisamos cantar mais. Japa, Nrsimha Kavaca, bhajans. etc."

3h Sarva Sakti JPS
"Estamos em nossos quartos. Mahavaraha das, Ekanath e eu. Seva Swarup acaba
de ligar do hospital, ele disse que Guru Maharaj apresenta um pouquinho mais
de reação."

Vamos aguardar a visita dos médicos e o report oficial de Ratnavali dd JPS.

Por favor, continuemos com as orações...

  03-Nov-08 7h30 Índia - Srila Jayapataka Swami
Enviado por Ratnavali dd JPS


Ontem por volta da meia-noite, pela misericórdia de Sri Sri Radha Rasabihariji, Guru Maharaja abriu seus olhos. A enfermeira saiu e informou ao servo de Guru Maharaja, que geralmente fica na sala de espera. Nenhum assistente tem autorização para ficar dentro do quarto após às 23h. Durante
o dia somente um servo pode ficar ao lado de Guru Maharaja. O servo geralmente fica lendo o Caitanya Caritamrta à Guru Maharaja (quer consciente ou não) ou canta japa junto com [o CD] de japa de Srila Prabhupada, que está constantemente tocando. Assim, o servo correu para o quarto, abriu o Caitanya Caritamrta e mostrou a foto de Srila Prabhupada no livro para Guru Maharaja. Guru Maharaja olhou para a foto por um tempo e ele quis dizer algo, mas não foi capaz.

A enfermeira queria testar o nível de consciência de Guru Maharaja. Ela pediu para Guru Maharaja levantar a mão esquerda e ele lentamente levantou-a. Quando pediu-se que levantasse a mão direita, por causa do inchaço, ele não foi capaz. A enfermeira então pediu para levantar as pernas. Guru Maharaja tentou, mas não conseguiu. Uma vez que por 3 dias ele não estave consciente e não houve movimentos, ele está muito fraco agora.

Ele está somente 5% consciente agora. Uma vez que Guru Maharaja está com aparelhos de suporte à vida e na Unidade de Cuidado Intensivo, ele está em condição muito crítica. O nível de consciência continua flutuando, assim temos que continuar orando e cantando  para Guru Maharaja, intensamente, até que ele saia da Unidade de Cuidado Intensivo.

Sua serva humilde,
Ratnavali dd


Mensagem do Dr Madhavananda - Srila Jayapataka Swami

Enviado por Ratnavali dd JPS

Dr Madhavananda Prabhu do Hospital Bhaktivedanta, embora esteja em Vrindavan Yatra , está sempre em contato com os médicos do Hospital Hindhuja e com os médicos dos EUA. Eles constantemente discutem acerca da situação de Guru Maharaja e o tratamento que Guru Maharaja está recebendo. Dr Madhavananda prabhu está nos pedindo para não entrar em pânico e apenas continuar orando a Krishna positivamente.

Guru Maharaja não é uma pessoa comum. Ele está sob a proteção divina de Sri Gauranga Mahaprabhu. Ele é muito querido por Srila Prabhupada e todos os devotos. Contuemos orando intensamente pelo recuperação de Guru Maharaja. Se Krishna quiser, qualquer coisa é possível. Tudo depende do Seu doce desejo.

Sua serva humilde,
Ratnavali dd

Relatório do status de SS Jayapataka Maharaj 04-Nov-08, à tarde

Pelo Dr Madhavananda das, Diretor do Bhaktivedanta Hospital

A consciência de Maharaj está estável e ele responde a comandos verbais, abrindo os olhos ou através de expressão facial. Isto tem tido altos e baixos e às vezes ele está respondendo e outras vezes não está.

Ele moveu sua mão esquerda, os outros membros não estão se movendo e isto é motivo de preocupação.

O neurologista Dr PP Ashok e o médico intensivista Dr Hegde estão monitorando-o de perto. De acordo com eles, as coisas estão tomando seu curso natural e a recuperação é um processo prolongado.

Ainda que um declínio na consciência tenha sido observado nos últimos 3 dias e Maharaj permaneça em estado crítico, e ele ainda está em um estado em que as coisas podem dar errado, não há motivo para acreditar que ele não irá se recuperar. As orações têm de continuar e este é o único fator  que muderá o curso os eventos.

Pode-se resumir que:

•    A condição de Maharaj é crítica, porém, estável
•    Não há deterioração adicional
•    Ele ainda responde à comandos mas não tanto quanto há 4 dias
•    Sua pressão sanguínea, e outros parâmetros como açúcar no sangue, níveis de potássio e oooplaquetas, estão estáveis
•    Amanhã eles tentarão novamente tirá-lo do respirador
•    Os médicos do Bhaktivedanta Hospital estão em contato constante com os médicos que oooestão tratando de Maharaj.
•    As orações devem continuar

Postado por Ratnavali dd JPS na Conferência JPSOffice Communications

Por favor, continuem orando.
Muito obrigada.

Sua serva,
Mitra Gopi devi dasi

05-Nov-08, tarde, relatório do estado de SS Jayapataka Maharaj
Enviado por Ratnavali dd JPS e Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Do Dr Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai.

Maharaj está estável, mesmo hoje. Sua consciência está melhor. O Dr PP Ashok, o neurologista, ficou feliz com a consciência de Maharaj. Sua pressão sanguínea, taxa de açúcar no sangue e outros parâmetros estão estáveis.

De hoje em diante, estão gradualmente o retirando do respirador. Este é um processo gradual.

Maharaj permanece estável mas crítico.
As orações devem continuar
intensamente. É a maior ajuda que se pode dar.

P.S.: Madhavananda Prabhu mencionou que o relatório seria enviado todos os dias por volta das 15 horas, após os principais médicos virem e checarem Guru Maharaja.

Sua serva,
Mitra Gopi devi dasi


05-Nov-08 - Enviado por Ratnavali dd JPS
Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Dr. Madhavananda Prabhu dará o relatório oficial hoje, às 13 horas.
Todos os dias teremos um relatório dele, a não ser que haja mais de um que ele tenha de nos informar. Assim que eu obtiver este relatório eu estarei o passando para todos vocês.

Segundo os médicos, a recuperação de uma hemorragia no tronco cerebral é um processo lento. Eles estão dando o melhor de si para curarem Guru Maharaja.

Os devotos devem ser pacientes e também dependerem completamente da misericórdia de Krsna. Por favor, não entrem em pânico devido à impaciência caso haja algum atraso na obtenção dos relatórios, devemos continuar nossas intensas orações a Nrsimhadeva e a Krsna para a recuperação de Guru Maharaja, assim como Prahlada Maharaja era dependente do Senhor Narasimhadeva.

Sua serva humilde,
Ratnavali dd


Novo total de Nrsimha Kavacas mundial
Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Queridos Prabhus e Matajis:

O novo total é de 10.172

Por favor, continuem cantando, vocês estão dando o seu melhor.
O amor de nosso Guru Maharaja é o nosso combustível.

Hare Krsna.

Seu servo,
Atmananda das

06-Nov-08, Relatório do estado de SS Jayapataka Maharaj
Traduzido por Naveen Krsna das PGS

De Dr Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai

Maharaj permanece estável como antes. Às vezes ele não reage, às vezes está
bem alerta e olhando ao redor. Os médicos acham isso previsível em tal
condição de hemorragia  "pointine" (?)

Isto não significa que ele não esteja melhorando. Ao mesmo tempo, enquanto
sua consciência estiver flutuante, ele não está fora de perigo. Ele
permanece crítico.

Por favor, continuem a orar intensamente pelo Maharaj.


Nrsimha Kavaca Mantras

Caros devotos,

Por favor aceitem minhas reverências.
Todas as glórias a Srila Prabhupada.

A maratona para chegarmos a 32mil Nrsimha Kavaca Mantras continua em todo o mundo. Todos o dias Atmananda Prabhu atualiza o número, como verão no email abaixo, traduzido por Naveen Krsna das PGS.

Quem não tiver o mantra, por favor, me escreva em particular.

O primeiro estágio da coleta para Srila Jayapataka Swami encerramos amanhã.
Depois informarei o total coletado e faremos o primeiro envio na segunda-feira.

Os gastos diários no hospital em Mumbai são de US$5,000 (cinco mil dólares), apenas em medicamentos e exames.

Agradeço a Arjuna Vallabha das e Brahmarsi das que estão somando ao número mundial de mantras cantados.

Sua serva,
Mitra Gopi devi dasi


06-Nov-08 - Bhaktisiddhanta Swami - Srila Jayapataka Swami
Enviado por Ratnavali dd JPS | Traduzido por Naveen Krsna PGS

Bhaktisiddhanta Swami Maharaja visitou Jayapataka Maharaja e escreveu a seguinte observação:

Quando vi Guru Maharaja de manhã, por volta das 11 hrs, e novamente às 19 hrs, ele estava dormindo, dando algumas tossidas e às vezes limpando o muco, e eu fiquei um pouco triste por não ver bem uma continuação do dia anterior. Entretanto, quando eu estava deixando o hospital, um médico aliviou minhas lamentações pelo fato da condição externa de Guru Maharaja ser praticamente a mesma pelos últimos 15 dias. Ele disse que houve alguns casos em que pacientes ficaram nesse estado por 3 a 6 meses, ou até mesmo um ano, e subitamente saíram dele sem memória do tempo que passou e 100% recuperados.

É claro que não estamos insinuando que levará um longo tempo para GM se recuperar deste estado, mas meu ponto é que não devemos ficar desesperançosos frente ao progresso aparentemente lento e pensarmos que cruzamos um ponto do qual não há volta.

Os médicos estão otimistas quanto a uma recuperação.

Bhanu Swami também indicou que astrologicamente, após o dia 14 de novembro é um período no qual GM deve sair de sua condição atual.


Bir Krsna das Goswami - Srila Jayapataka Swami
    Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Meu querido Jayapataka Maharaja,

Por favor aceite minhas reverências. Todas as glórias à Srila Prabhupada.

Eu tenho orado intensamente todos os dias às minhas Deidades pela sua saúde.

É essencial que você fique bem o mais rápido possível. Eu estou dizendo isso não apenas por preocupação por nosso movimento, mas também por motivos pessoais.

Quando vim ao hospital e o vi na unidade de tratamento intensivo, eu tive várias realizações sobre você e o grande amor de Prabhupada por você. Sempre que estive com você, observei um derramar de amor de seu coração, não apenas em direção a mim e outros devotos, mas em direção a toda outra entidade viva com a qual você entrasse em contato.

Quando me lembro de como você me recebia com tanta alegria e afeto, sou levado às lágrimas. É muito doloroso para mim contemplar a ausência de tais interações com você.

A compaixão que você irradia é evidência de sua conexão com o Senhor Caitanya e o Senhor Nityananda. Porque a misericórdia do Senhor Caitanya e do Senhor Nityananda está brilhando através de você, você é capaz de levar outros a Seus pés de lótus, como um forte imã atraindo pedaços de ferro.

Eu estou implorando a você para permanecer conosco por muitos e muitos anos ainda. Precisamos de sua associação.

Seu servo,
Bir Krishna das Goswami


SS Bhakti Caru Swami - sobre Srila Jayapataka Swami
     Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Compartilhado no skype

De um istagosthi com Bhakti Caru Maharaja:

Guru Maharaja (Bhakti Caur Swami) veio a Ujjain de Mayapur no dia 5 de Novembro. Ele falou no telefone com Sua Santidade Jayapataka Maharaja, e lhe isseram que houve sinais de reconhecimento e alegria em seu rosto ao ouvir Guru Maharaja. Portanto, Guru Maharaja deciciu ir a Mumbai só para ficar com Maharaja pelos poucos dias em que ele estiver na Índia antes de ir para os Estados Unidos.

Guru Maharaja está atualmente em Mumbai, tendo chegado aqui hoje, às 7 da manhã. Ele foi ao Hospital Hinduja junto com Braja Hari Prabhu para estar com Jayapataka Maharaja, e passou cerca de uma hora e meia com Maharaja. Apesar de Maharaja não responder fisicamente ou abrir seus olhos, Guru Maharaja sentiu que ele parecia mais cheio de vida do que em sua última visita a Mumbai. Ele leu o Sri Caitanya Caritamrta para ele e sentiu que Maharaja estava feliz o ouvindo.

Guru Maharaja repetidamente lamenta que em um festival como o dia do desaparecimento de Srila Prabhupada não ter a associação de Maharaja em Mayapur, o que aconteceu pela primeira vez, e algo muito doloroso e difícil de aceitar. Hoje ele lamentou que a situação é muito diferente de sua marcante natureza ativa, e alertou os devotos para orarem urgentemente para Suas Senhorias para permitir a ele não só retornar a Mayapur, mas fazê-lo da maneira ativa, como costuma fazer.

enviado por
Sua serva,
Mitra Gopi devi dasi

07-Nov-08 Bhakti Purusottama Swami
Enviado por Ratnavali dd JPS | Traduzido por Naveen Krsna das PGS (obrigada, Naveen)

Por Bhakti Purusottama Swami

Neste momento, Maharaja está mostrando menos sinais de consciência e não
está respondendo às ordens dos médicos. Os médicos dizem que isto não
significa que haja menos esperança, mas é difícil dar um prognóstico de
quanto tempo ele permanecerá assim.

Neste momento não está sendo feito nenhum tratamento para a hemorragia
cerebral. Os médicos estão simplesmente tentando manter sua pressão
sanguínea, taxa de açucar no sangue e contagem de plaquetas estáveis.

Agora os devotos estão lendo os livros de Srila Prabhupada para Maharaja
durante o dia e a noite, 24 horas.
Os médicos irão observar a condição de Maharaja pelos próximos quatro dias;
após este tempo será feita uma análise e será tomada uma decisão quanto ao
próximo passo.

Nós pedimos a todos que continuem com suas orações intensas

Muito obrigado.

Seu servo humilde
Bhakti Purusottama Swami


SS Kavicandra Swami por skype
    Traduzido por Naveen Krsna das PGS

kavicandraswami diz: SS Radhanatha Swami está com 4000 devotos em Vrindavana. Todas as manhãs ele os lidera em orações para o bem-estar de SS Jayapataka Swami. Eles estão dedicando a ele todas as suas visitas aos tirthas sagrados. Hoje, SS Bhakti Caru Swami visitou junto com SS Subhaga Swami




Carta de SS Sivaram Swami

Querido Jaya Pataka Maharaja
Por favor aceite minhas humildes reverências.
Todas as glórias à Srila Prabhupada.

Estamos todos orando a Krsna por sua recuperação, e pedimos que você faça o máximo que pode para permanecer conosco. Eu sinto muito se nossa última conversa com o GBC Europeu tenha lhe causado estresse. O mais importante é que o queremos conosco e servindo a missão de Srila Prabhupada, para a qual você sacrificou e contribuiu tanto por amor à Sua Divina Graça. Portanto, por favor, saiba que nosso amor por você como nosso irmão espiritual e apreciação por você como um servo dedicado de Srila Prabhupada eclipsa quaiquer discordâncias entre nós em questões administrativas. Então, por favor, faça o máximo que pode para se recuperar e continuar a nos dar sua associação e a servir a missão de Srila Prabhupada.

Seu servo
Sivarama Swami

PS: Nós colocamos um quadro seu aos pés de lótus de Radha Syamasundara desde que você entrou no hospital.


Índia - Sexta-feira, 7 de Novembro de 2008 15:51
     Relatório do estado de Srila Jayapataka Maharaj

De Dr Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai

O nível de consciência de Maharaj é o mesmo. Os diferentes parâmetros estão
estáveis.

Os médicos estão dizendo que, mais ou menos, não há uma administração ativa,
exceto enfermeiros que estão cuidando bem da questão.

Quanto a nós, sugerimos integrar acupuntura e acupressão junto ao tratamento
já em andamento, o que será discutido com o intensivista e acupunturista
amanhã. Maharaj continua no respirador. Ele, apesar de estável, continua
crítico. Por favor, continuem a orar intensamente.

Sua serva,
Mitra Gopi devi dasi


Explicação mais técnica

Haribol!!!

Conversando com Vaishnava, estudante de medicina e filha da Srimati dd, pedi algumas explicações, que estou esperando há dias vir da Índia. Entre as muitas coisas que falamos, Vaishnava me escreveu:

Vaishnava Kripa Devi Dasi enviou em 06/11/2008 22:58:
so pra resumir, na ponte tem uma estrutura chamada formação reticular responsavel por nosso estado de vigilia e etc. qq coisa q esteja comprimindo estruturas dentro do sistema nervoso impede a passagens de impulsos eletricos e pode fazer estruturas nao funcionarem...eh como apertar uma mangueira...a agua nao vaza...dessa forma eh preciso esperar essa hemorragia ceder...pode ser q dessa forma, nervos q estavam comprimidos pela hemorragia e pelo edema voltem a funcionar e ele volte a mexer todas as partes do corpo vamos orar p/ q Ele se recupere bem e que todo o quadro q ele apresenta seja so resultado de uma compressão  temporaria...eh muito bom o quadro dele estar estavel agora....vamos orar p/ q isso se mantenha e ele se recupere rapido ok....bjs

Temos que continuar orando intensamente.

Ss, MGdd


Inspiração de devotos - Srila Jayapataka Swami
Enviado por Damana Krsna das JPS - Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Nota: Damana Krsna das  é famoso por suas Salagram Silas e Deidades, além de
ser perito em yajñas. É da Eslovênia e já serviu como guarda-costas de Srila
Jayapataka Swami durante alguns anos na Índia.

Pamho. AGTSP.

Eu fiquei surpreso quando encontrei um irmão espiritual muito bom, Nitai Daya prabhu da Bósnia, que acordou ontem à 1 da manhã para cantar 108 Narayana Kavachas ininterruptamente para a proteção de GM. Ele demorou 9 horas. Quando Guru Maharaj ficou doente, seu cantar intenso me inspirou a também fazer algo além de minhas capacidades comuns.

O outro devoto está cantando 250 Narasimha Kavachas diariamente, ou seja, passa praticamente o dia todo cantando. Pessoalmente, eu estou cantando os mula mantras de Sudarshana, Narasimha e Varaha para a proteção de Guru Maharaj,  somando entre 20000 a 30000 diariamente. Leva-me algumas horas.

Se alguém tiver tempo livre, cantar gayatris extras, Gopal mantras, Narasimha Mula mantras, etc., certamente será muito poderoso. Alguns podem se sentir mais à vontade para cantar mantras mais longos, alguns versos ou kavachas; alguns mais curtos, como mula mantras de adoração, ou o TODO PODEROSO SANTO NOME. Não há limite para o que podemo fazer para Guru Maharaj como seva.

Seu servo,
Damana Krishna das


Cadeia mundial de Reiki para Srila Jayapataka Swami

Caros devotos,

Por favor aceitem minhas reverências.
Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Os devotos estão se organizando para fazer Reiki à distância para Srila
Jayapataka Swami todos os dias às 18h de Mumbai, i.e. 10h30 de Brasília. O
trabalho durará meia hora.

Vários, aliás, já estão fazendo isto há dias.

SS Bhanu Swami, Reiki Master (estudou com os monges no Japão e aprendeu as
técnicas lá), participará da corrente também no domingo próximo.

A idéia é trabalhar para ajudar a dissolver o coágulo no tronco cerebral.

Muito obrigada.

Sua serva,
Mitra Gopi devi dasi


Enviado por Chandramukha Swami

Todas as glórias a Srila Prabhupada e a seu grande
servo Srila Jayapataka Swami!

Acabo de chegar da Índia. Na verdade, eu estava especificamente em Jagannatha Puri quando ocorreu o problema com JPS. Na ISKCON de Jagannatha Puri todos são praticamente discípulos dele, portanto, a comoção foi grande. Fiquei lá por mais de uma semana, de modo que me juntei a eles nas orações e súplicas pela sua saúde e tive a oportunidade de falar sobre as visitas de Sua Santidade no Brasil e a admiração e apreciação que todos nós temos por ele. Inclusive relatei também a primeira vez que o conheci no ano de 1979 quando ele visitou acredito que pela primeira vez o Brasil. Naquela época só se falava em Sankirtana e me lembro claramente sua palestra sobre o sankirtana de Gauranga Mahaprabhu. Era a primeira vez que eu ouvi sobre as lilas do Senhor Chaitanya. De sua boca de lótus saía tanto néctar que mesmo uma pessoa de coração duro como o meu sentiu grande bem-aventurança e emoção - tanto que pela primeira vez dentro do Movimento lágrimas escorreram pela minha face. Devido à sua influência espiritual profunda, sua presença fez com que, pela primeira vez também, eu não tivesse dúvidas que eu era uma alma espiritual, servo eterno de Krishna. No final de sua palestra, o comentário era só um: "Certamente, ele é um associado íntimo de Sri Sri Gaura-Nitai".

Vamos continuar orando a Krishna pela sua saúde.
O movimento sem a pregação dele nunca será o mesmo

seu servo, Chandramukha Swami

 

Relatório Dr Madhavananda PrabhuSábado, 8 de Novembro de 2008 12:31
     Enviado por Ratnavali dd JPS | Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Relatório do estado de SS Jayapataka Maharaj do Dr Madhavananda
das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai

Pela manhã a condição de Maharaja era a mesma de ontem, mas felizmente, por volta de meio dia, ele movimentou todos seus quatro membros, e o intensivista ficou agradavelmente surpreso. Dra. Goel, uma cirurgiã geral dos EUA, visitou Maharaj e deu algumas sugestões aos médicos para ajudar Maharaj a sair do respirador. Dr Yogeshcandra, um acupunturista, também fez sua terapia em Maharaj hoje.

Maharaja permanece no respirador.
Apesar de melhorando, ele permanece crítico.

Por favor, continuem a orar intensamente.


08-Nov-08 de Bhaktisiddhanta Swami
Enviado por Ratnavali dd JPS | Traduzido por Naveen Krsna das PGS

11 da manhã, Índia


Há algum progresso na consciência externa de Guru Maharaja. Enquanto lia o CC para ele, Guru Maharaja ouvia com os olhos abertos, primeiro olhando para a frente, depois olhando para a esquerda onde estava o auto-falante, e então ele ficou olhando para mim. A enfermeira me pediu para sair de seu lado esquerdo para que  ela pudesse fazer algo com os tubos, então eu e ela trocamos de lugar. Eu fui para o outro lado e a enfermeira disse para Guru Maharaja, "Não se preocupe, ele foi para o outro lado." Apesar de terem sido movimentos pequenos, Guru Maharaja estava olhando ao redor, procurando (o swami se transformou em uma enfermeira... risos)

O médico principal no andar reconheceu que Guru Maharaja parece muito melhor do que antes: de fato, todos concordam que ele parece refulgente... tão diferente das auras ao redor dos outros pacientes.

Bhakti Caru Swami estava presente neste momento e reparou como ele movimentou ambas as pernas ao ser requisitado. Mais cedo, ele moveu ambas as mãos. Ele hoje movimentou todos os quatro membros.

Também durante seu check up ele conseguiu pegar a mão de Sita Rama Laksmana prabhu e apertá-la levemente.

Isto é um começo...


Cuidado de Srila Jayapataka Swami
    
Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Queridos devotos,

Hare Krsna. Por favor aceitem minhas mais humildes reverências.
Todas as glórias à Srila Prabhupada. Todas as glórias à Srila Gurudeva.

Eu recebi muitas cartas nas quais os devotos expressaram sua preocupação com Guru Maharaja apresentar feridas por estar deitado há muito tempo. Nós apenas gostaríamos de informar que os enfermeiros de fato movem-no de posição. Guru Maharaja está em uma cama inflável especial na UTI, projetada para evitar tais feridas. Ele não tem nenhuma ferida.

Sua serva humilde,
Ratnavali dd


Bhisma Pancaka Vrata

Caros devotos,

Por favor aceitem minhas reverências.
Todas as glórias a Srila Prabhupada.

Abaixo, email traduzido por Naveen Krsna das PGS, sobre como observar o Bhisma Pancaka. Pessoalmente, tenho feito este vrata nos últimos 7 anos. Alguns irmãos espirituais meus aqui no Brasil também. Sem dúvida, é muito auspicioso.

Começando amanhã, no Ekadasee, e seguindo até Purnima, achei oportuno enviar esta msg para todos hoje. Este Vrata foi solicitado por Bhismadeva, por ele não "conseguir" seguir os 4 meses de Caturmasya. Ele solicitou algo equivalente, portanto. Então, nos 5 últimos dias de Caturmasya, observa-se este Bhisma Pancaka.

Sua serva,
Mitra Gopi devi dasi

Enviado por Ratnavali dd JPS

Queridos Devotos,

Hare Krsna. Por favor aceitem minhas mais humildes reverências. Todas as glórias à Srila Prabhupada. Todas as glórias à Srila Gurudeva.

O Bhisma Pancaka vrata começa no Ekadasi do dia 9 de Novembro, Domingo. Muitos devotos me pediram para enviar o procedimento, o qual estou incluindo abaixo. Guru Maharaja tem observado este voto há mais de dez anos. É um de seus jejuns favoritos. Ele costumava comer apenas frutas e raízes durante esses cinco dias.

No ano 2003, Guru Maharaja escreveu, "Agora estou de volta a Mayapur Dhama durante este mui auspicioso mês de Damodara. Nós observamos o Bhisma Pancaka Vrata, comendo apenas frutas e raízes por cinco dias. Eu observei o vrata na associação de 200 devotos, e tivemos todos um momento profundamente bom. Geralmente, as pessoas não gostam de austeridades, mas, fazer isto junto com todos os devotos acrescentou um sabor especial, e foi, de fato, muito agradável. Como parte do programa, nos banhamos todos os dias no Ganges e oferecemos tarpana (um tipo de oferenda) junto do Ganges para Bhismadeva."

Jejum de Bhisma Pancaka

O jejum começa no Dia de Ekadasi do dia 9 e continua até o dia 13, dia de Rasa Purnima. O jejum é quebrado ao por do sol (ou nascer da lua) do dia de Rasa Purnima.  Geralmente é recomendado fazer jejum completo no Ekadasi, e então nos quatro dias seguintes comer apenas frutas e raízes. Ou então pode-se passar os cinco dias comendo apenas frutas e raízes.

Níveis de jejum

Os devotos podem escolher algum dos níveis de jejum de acordo com o que lhes for conveniente. Não deve ser algo que perturbe seu serviço devocional normal e seu sadhana diário.

Nível  1:
A pessoa pode consumir produtos da vaca (panca-gavya), um para cada dia:
Primeiro dia: Esterco de vaca (Gomaya)
Segundo dia: Urina de vaca (Go-muutra)
Terceiro dia: Leite de vaca (kshiira)
Quarto dia: Iogurte de vaca (Dadhi)
Cinco dia: Todos os produtos da vaca misturados (Panca-gavya)

Nível 2 (este é o que Guru Maharaja tem seguido):
Se alguém não puder seguir o nível 1, ele pode comer frutas e raízes. Frutas com muitas sementes devem ser evitadas, como goiaba, romã, mamão, pepino, etc. Batatas cozidas, banana crua e batata doce podem ser comidos. Podemos usar sal marinho para dar gosto. Castanhas de caju, uvas passas e tâmaras podem ser comidos. Não devemos tomar leite e produtos lácteos neste nível de jejum.


Nota: as raízes podem ser cozidas em água, sem sal, ou assadas. Nada de ghee ou óleo de nenhuma espécie. Temperos também não. Salvo gengibre cru. É preferível sal negro ao sal marinho.

Nível 3:
Se não puder seguir o nível 2, a pessoa pode tomar "Havishya".

Referências: Padma Purana, Brahma-khanda, Capítulo 23; Skanda Purana, Vishnu Khanda, Seção Kaartika Maahaatmya, Capítulo 32; Garuda Purana, Puurva Khanda, Capítulo 123.

Ingredientes para o Havishya, conforme mencionados no Sri Hari-bhakti-vilasa (13.10-13)

A seguir estão os ingredientes que podem ser utilizados para fazer Havishya,
que é como um kichari feito com esses itens.

* Arroz  Aatap
* Ghi de vaca
* Sal 'Saindhava' (sal marinho)
* Leite de vaca
* Leite com creme
* Banana madura
* Kaala-shaaka
* Farinha
* Frutas (O Skanda Purana, Naagara Khanda diz que  devem ser com uma semente pequena ou poucas sementes)
* Manga
* Jaca
* Fruta labali
* Raízes, exceto 'keaa' (um tipo de grama ou raíz)
* Pippalii
* Haritakii
* Naagaranga
* Ikshu-dravya ou derivados de cana de açucar (que não sejam gur ou melado)
* Nenhum óleo

Os ingredientes seguintes normalmente fazem parte do Havishya, mas devem ser evitados no mês de Kartika:

* Mung dal
* Til oil
* Beta-shaaka
* Shashtikaa-shaaka
* Rabanete
* Cominho
* Tamarindo

A pessoa deve banhar-se no Ganges ou em um rio sagrado todos os dias, e deve oferecer tarpana para Bhismadeva 3 vezes dizendo o seguinte mantra:

Tarpana
[Tarpana é quando se pega um pouco de água de um rio sagrado ou kunda e adora-se este mesmo rio sagrado ou kunda com esta água. Pega-se em concha com as duas mãos e oferece-a ao mesmo corpo de água]

om vaiyaghra padya gotraya
samkrti pravaraya ca
aputraya dadamyetat
salilam bhismavarmane

Arghya

vasunamavataraya
santanoratmajaya ca
arghyam dadami bhismaya
ajanma brahmacarine

Pranam

om bhismah santanavo birah
satyavadi jitendriyah
abhiradbhiravapnatu
putrapautrocitam kriyam

Oferendas ao Senhor:

Devotos podem oferecer as seguintes flores à Deidade:

No primeiro dia, pode-se oferecer flores padma (lotus) aos pés do Senhor.
No segundo dia, pode-se oferecer folhas bilva (wood-apple) às coxas do Senhor.
No terceiro dia, pode-se oferecer gandha (aromas) ao umbigo do Senhor.
No quarto dia, pode-se oferecer flor Java aos ombros do Senhor.
No quinto dia, pode-se oferecer flor malati à cabeça (siro-desa) do Senhor.

Quando há um overlap de dias, então as flores para ambos os dias podem ser oferecidas no mesmo dia.

Referência: Garuda Purana.

Sua serva humilde
Ratnavali dd

 

Bhaktisiddhanta Swami - Ele está de volta conosco

Enviado por Ratnavali dd JPS

09-Nov-09

Não há dúvida de que a decisão foi tomada... ELE ESTÁ DE VOLTA CONOSCO.

Às 10h45 Bhakti Caru Swami, Kavicandra Swami, Braja Hari e eu entramos para vê-lo e Guru Maharaj estava acordado cantando. Ele olhou para cada um de nós e Bhakti Caru Swami disse, colocando sua mão no peito de Guru Maharaj, ..."Uau, você parece ótimo, olhe só para seu espírito de luta.... você realmente nos deixou preocupados... Precisamos muito de você para nos guiar no serviço a Srila Prabhupada".  Kavicandra Maharaja disse, "Há kirtans 24horas acontecendo no mundo inteiro por você".

Guru Maharaj ficou emocionado, com lágrimas nos olhos, e tentou falar. Bhakti Caru Swami disse, "Não tente esforçar-se demais, por favor, relaxe...E todos cantamos Hare Krnsa alto para acalmá-lo. Kavicandra Swami, aos pés da cama, gritou "Gauranga" e então, Guru Maharaj desviou sua atenção para lá.

Depois, Bhakti Caru Swami lhe perguntou, "Você gostaria de ouvir o Caitanya Caritamrta?... Que tal os capítulos entre as conversas de Sri Caitanya Mahaprabhu e o Senhor Caitanya?" Guru Maharaj fez um leve gesto de afirmação.  Durante a leitura, Kavicandra Maharaja estava aplicando reiki na área das pernas e notou que quando houve a descrição da dança de Mahaprabhu dancing, a perna direita de Guru Maharaj deu um leve chute. Ele depois conseguiu, com pouca força, levantar sua mãe esquerda até seu peito para segurar a mão de Bhakti Caru Swami.

Pela primeira vez, ele movimentou sua cabeça  da esquerda para direita, de cima para baixo para ver todas as pessoas que estavam ali... às vezes, ele olhava por cima da cabeça, conforme falávamos.

Dr Madhavanada, o diretor do Bhaktivedanta hospital, chegou e Guru Maharaj o reconheceu, movendo sua mão esquerda e apontando para o sistema de respiração, que é um tubo de plástico que passa dentro de sua garganta.  O Dr disse, "Isto teremos que manter por enquanto, para ajudá-lo a limpar o muco... só por mais uns dias. Você está indo muito bem, estamos muito felizes com seu progresso."

Na noite passada, o Dr teve um sonho em que Guru Maharaj estava com ele na sua cama de hospital e arrancava os tubos de respiração peito, dizendo, "Não preciso mais deles". O Dr Madhavananda estava surpreso de ver que Guru Maharaj apontava justamente para os mesmos tubos do sonho. Novamente, Guru Maharaj tentou falar e o médico disse que ele estava indo bem, e que em alguns dias ele poderia escrever para nós. Um grande cartão com as letras do alfabeto  foi trazido e Guru Maharaj tentou apontar para algumas letras, mas isto exigiu energia demais. O Dr disse, "Não se preocupe, você poderá fazer isto mais tarde."

Ao mesmo tempo, os médicos locais chegaram e estavam observando, acho que Doctor Ashok, o neurologista, estava lá pela primeira vez para ver Guru Maharaj ativo, íamos nos retira, mas ele disse para que ficássemos, dizendo, "Esta é a melhor coisa para ele agora".

Novamente, começamos a cantar juntos e pudemos ver como Guru Maharaj estava tentando falar o mahamantra e dizer Gauranga... Podia-se facilamente perceber que Guru Maharaj parecia estar impaciente... querendo fazer mais.... Kavicandra Swami espirituosamente disse, "Provavelmente ele está pensando em algum bilhete aéreo que ele não utilizou ainda". Conforme saímos, estava claro que Guru Maharaj, olhando para Bhakti Caru Swami, silenciosamente formou a palavra "Obrigado".

Lá fora, no hall, o Dr disse que as coisas estão indo bem, Guru Maharaj está estável e suas plaquetas estão em mais de 70mil. Na minha opinião, não devemos mudá-lo de hospital [Nota: os devotos seniores discutiam sobre uma possibilidade de transferir Guru Maharaj para o Bhaktivedanta Hospital, também em Mumbai, por ter uma atmosfera devocional; nenhuma conclusão final sobre o assunto foi declarada ainda] até que ele esteja completamente livre do respirador. Há dois dias eu o vi e hoje estou surpreso em ver tudo isto. Kavicandra Swami acrescentou "Eu realmente pude ver que ele estava recebendo o reiki... Eu não o vi desta forma desde que chegou aqui".

Concluindo... uma forte indicação foi feita... estas notícias são tão boas mas ainda estamos no estágio crítico... todas as orações e yajnas estão sendo sentidos,  e agora temos apenas que aumentar e não deixar cair. Kavicandra Swami mencionou (porque hoje é Ekadasi) que se todos no movimento fizessem nirjala [jejum completo, sem água] imagine o quão poderoso isto seria? Krsna está reciprocando com os desejos dos Seus devotos.... esta é a cura mais importante. Agora temos muito trabalho para fazer, tentando trazer Guru Maharaj de volta a 100%... por favor, por favor, por favor, continuem...

Seu servo,
Bhaktisiddhanta Swami


09-Nov-08 - Dr Madhavananda - Srila Jayapataka Swami voltou para nós

Queridos devotos,
PAMHO AGTSP

Por arranjo de maya não pude dar esta notícia, antes acessando internet somente hoje às 21h30. Mas sei que as boas novas já se espalharam. Por favor, divulguem, e continuem suas orações - Srila Jayapataka Swami voltou.

Relatório do Estado de SS Jayapataka Maharaj pelo Dr Madhavananda das, Diretor do Bhaktivedanta Hospital

A manhã de hoje para Srila Jayapataka Maharaj é a evidência do poder das orações de todos os devotos ao redor do mundo. Pela misericórdia de Srila Prabhupada e de Krishna, Maharaj está completamente consciente, reconhecendo a todos, tentando falar e cantar (claro que não pode fazer isto por causa do tubo de traqueostomia) e ele move todos os seus membros. SS Bhakti Caru Maharaj, SS Kavicandra Maharaj, SS Bhakti Siddhanta Maharaj estavam todos lendo o Caitanya Caritamrta e Maharaj pôde compreender tudo.

Maharaj quer sair do respirador. Sua pressão sanguínea e outros parâmetros estão estáveis. Esperamos que muito em breve ele possa sair do respirador também, mas isto ainda permanece imprevisível neste momento.

Maharaj também está recebendo acupuntura. Ontem foi feita a primeira aplicação e continuará, desde que as autoridades do hospital nos permitirem.

Por favor, continuem a orar muito sinceramente e com entusiasmo.

Quero agradecer a todos pelas orações, votos, austeridades, etc. O Senhor Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu reciprocou, de certo.

Hoje estive em Nova Gokula, para o raja-bhoga aratik. Foi tocante ver a foto de Guru Maharaj na sala do templo, aos pés de Srila Prabhupada...

Sua serva,
Mitra Gopi devi dasi


Carta de Param Gati Swami a Jayapataka Maharaj

Querido Jayapataka Swami Maharaj,
Por favor aceite minhas humildes reverências.
Todas as glórias a Srila Prabhupada.

Desde o primeiro instante que eu soube do que houve com você, eu entrei num estado interno de meditação onde eu constantemente suplico ao Senhor Krsna que o mantenha ainda neste planeta. Que sua presença é vital para o Movimento de Sankirtan e para satifazer o desejo de Srila Prabhupada que é ver a Iskcon se estabelecer fortemente e assim ajudar o mundo que sofre.

Você nos ajuda a compreender isto e vemos como você trabalha intensamente para conscientizar os devotos sobre a importância da Congregação e de fortalecer a grande família de Srila Prabhupada.

Nestes dias me vem ao coração e na memória os muitos Navadvipa Parikramas
que participamos juntos. Eu me lembro de uma realização que tive enquanto estava carregando a Deidade de Srila Prabhupada durante o Parikrama, tendo
você sempre ao meu lado. Minha realização foi que você é a vida e alma do Navadvipa Parikrama e eu o observava sempre preocupado para que tudo corresse bem, falando ao rádio com os organizadores durante a caminhada e incansavelmente cuidando de todos os detalhes.

Eu agradeço a Sri Caitanya Mahaprabhu por ter-me concedido a benção de poder estar tão perto associado com você nesta e outras ocasiões.

Você ajuda os membros da Iskcon a compreender a importância de Sri Caitanya Mahaprabhu, do Pãnca-Tattva e de Sridhama Mayapur, incansavelmente viajando e ajudando a todos que você encontra.

Meu único e constante pedido a Sri Gouranga, em todos os momentos, é que você fique, que é cedo para você partir. Em todos os Templos de minha zona eu estou verificando que os devotos ofereçam preces diariamente, cante os Mantras de proteção para que você possa terminar seu maravilhoso serviço para Srila Prabhupada.

Que Sri Krsna possa atender nossas fervorosas preces.

Seu servo,
Param Gati Swami

 


Mahavaraha das JPS - Srila Jayapataka Swami
Enviado por Mahavaraha das JPS em skype | Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Mahavaraha diz: Esta manhã, eu e Ekanath Prabhu estávamos lendo cartas para GM. Cartas de irmãos espirituais, discípulos e etc. Guru Maharaja balança a cabeça. Então contiuamos a leitura. Ele estava ouvindo tranquilamente. Ele parece reconhecer todos os remetentes.

Conforme eu estava lendo a seguinte frase da carta de SG Lilasuka Prabhu:

"... sua pregação é tão entusiasta, e seu gritar de "GAURANGA!" é tão extático que não existem dúvidas em meu coração de que o senhor exibe o humor de um associado pessoal do Senhor Caitanya..."

Eu cantei a palavra 'Gauranga!' um pouco mais alto. Imediatamente, Guru Maharaj respondeu 'Gauranga! Gauranga!' através de um balançar suave da parte superior de seu corpo. Apesar de não ser possível ouvi-lo falar, nós entendemos o movimento de sua língua, lábios e corpo.

Gauranga!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


10-Nov-08, report da tarde - Srila Jayapataka Swami
Enviado por Ratnavali dd JPS | Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Relatório do estado de SS Jayapataka Maharaj do Dr Madhavanada Das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai


Os médicos tentaram retirar Maharaj do respirador por 2 horas hoje. Ele está novamente no respirador agora. Os médicos disseram que isto levará seu próprio tempo.

A consciência de Maharaj é a mesma que ontem.

Por favor, continuem a orar intensamente. Por ainda estar no respirador, Maharaj continua crítico.


10-Nov-08, 11.00 am - Srila Jayapataka Swami
Enviado por Ratnavali dd JPS | Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Relatório do estado de SS Jayapataka Maharaj do Dr Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai

A consciência de Maharaj é a mesma que ontem. Ele está tentado se comunicar por escrita, mas está fraco para escrever no momento. A retirada do respirador começará hoje. Por favor, continuem a orar intensamente.


Tusti Mohan Krsna das JPS
Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Queridos devotos,
Dandavat Pranams.

Não temos palavras para expressar nossa gratidão ao Senhor Krsna e Sri Gauranga Mahaprabhu e às orações de todos os devotos ao redor do mundo, incluindo médicos e assistentes em Bombaim, pela recuperação gradual de nosso amado mestre espiritual, Sua Santidade Jayapataka Swami Maharaja, que esteve na unidade de tratamento intensivo no Hospital Hinduja por quase 20 dias. Ainda assim, nosso gurumaharaja não está em boa condição, mas os médicos estão otimistas quanto à melhora de sua saúde, como vocês talvez tenham lido nos websites.

Desejamos que nosso mestre espiritual viva por mais 60 anos (em breve, SS JPS completará 60 anos, em abril de 2009), e imploramos ao Senhor Krsna para que, se assim for o desejo de Sua Senhoria, que se houver alguma maneira de transferirmos a outra pessoa o resto dos anos de vida que ainda temos, então eu os ofereço, e tenho certeza de que muitos de nós os oferecerão para Gurumaharaja. Para mim, minha vida não traz benefícios para as pessoas nem para este mundo como a vida de Sua Santidade, já que cada segundo de sua presença física conosco é una benção para todo o mundo e para os devotos em geral, já que SS JPS é um dos maiores generais e líderes na missão de pregação de seu amado mestre espiritual, SDG Srila Prabhupada.

Seu servo,
Tusti Mohan Krsna das

 

11-Nov-08, de Bhakti Purusottama Maharaja
Traduzido por Naveen Krsna das PGS

A essa altura, a maioria de vocês deve ter ouvido falar sobre os avanços positivos na saúde de SS Jayapataka Swami Maharaja. Maharaja está mais consciente, movimentando seus membros e tentando falar.

Mas meu humilde pedido a todos os devotos ao redor do mundo é que eles bondosamente não relaxem em suas orações, cantos e kirtanas ao ouvirem essas notícias. Os médicos não estão dando nenhum medicamento, pois não há nada que possa ser dado, e nenhuma cirurgia é possível. Isto significa que a única melhora que vemos agora se deve SOMENTE ao medicamento das orações dos devotos ao redor do mundo, e ao cantar dos santos nomes.

Cada pequeno passo que Maharaja dá em direção à melhora depende totalmente do quão seriamente os devotos estão cantando e orando. Esta é a única maneira pela qual ele irá se recuperar.

Eu humildemente peço a todos os devotos que continuem suas orações ao Senhor pela recuperação de nosso amado Guru Maharaja, Sua Santidade Jayapataka Swami.

Muito obrigado.

Seu servo humilde
Bhakti Purusottama Swami


Carta de Lilasuka das - Srila Jayapataka Swami
Traduzida por Naveen Krsna das PGS

Querido Jayapataka Maharaja,

Por favor aceite minhas mais humildes reverências. Todas as glórias à Srila Prabhupada.

Pelas orações dos devotos, o Senhor Krsna está dando a Sua Santidade a força para sobreviver. Suas contribuições à ISKCON de Srila Prabhupada são imensuráveis, e estão manifestas na forma do projeto de Mayapur, e em milhares de discípulos dedicando suas vidas à Srila Prabhupada. Pessoalmente, me sinto muito endividado ao senhor.

Quando o encontrei pela primeira vez no Bhaktivedanta Manor em Londres, o senhor estava conduzindo um workshop sobre japa. O senhor pessoalmente corrigiu meu cantar, e eu ainda me beneficio com suas instruções.

Quando, em 2002, o ano em que fui nomeado o Secretário de Correspondência do GBC, o senhor entrou na sala da reunião do GBC no primeiro dia, veio a té mim e disse: "Eu sou seu servo, por favor me diga se houver algo que eu possa fazer por você." Essas palavras não eram vazias, pois, nos anos seguintes, o senhor me ajudou a resolver problemas diversas vezes.

Um ano, eu participei sucessivamente do Rathayatra em Toronto (Canada), Colônia (Alemanha), e um Rathayatra na Holanda. Em cada Ratha Yatra, o senhor estava presente e me  recebeu com muito carinho. Sua pregação é muito entusiasta e seu gritar de "GAURANGA!" é tão extático que não restam dúvidas em meu coração de que o senhor exibe o humor de um associado pessoal do Senhor Caitanya.

Por favor, dê o seu melhor para se recuperar, Srila Prabhupada precisa do senhor para nos guiar em sua missão.

Seu servo,
Lilasuka das


Dr Damodara Pandit - Srila Acaryapada é uma alma liberada
    Traduzido por  Mitra Gopi dd JPS e Naveen Krsna das PGS

Sarva esteve na reunião com Dr Damodara Pandit, do Hospital Bhaktivedanta. Esta reunião foi com a equipe de devotos que está a serviço de Guru Maharaj em Mumbai.

A reunião durou quase 3 horas. Como médico e devoto, o Dr Damodara Pandit pôde dar explicação desde o nosso ponto de vista.

[12/11/2008 12:20:40] Sarva Sakti diz: Hoje Damodara Pandit estava explicando que o cérebro é muitíssimo delicado e sensível, e que Guru Maharaj necessita de mais tempo para se estabilizar, portanto, agora devemos lidar com a situação tranquila e suavemente, nada que seja muito para seu cérebro.

[12/11/2008 10:13:35] Sarva Sakti diz: ou seja, Damodar Pandit prabhu começou a falar desde um ponto de vista tão transcendental, e ele é médico, mas ao mesmo tempo é um devoto. Ele tem muita experiência com pacientes que estão em cuidados intensivos. Justamente é muito incrível que ele tenha visto tudo isto também como uma lila de Krsna com Guru Maharaj

[12/11/2008 10:17:37] Sarva Sakti diz: imaginem, Damodar Pandit dizia que é incrível o que está acontecendo, que em qualquer outro caso a situação seria muito diferente. Que em casos comuns, as pessoas estão tão condicionadas a seu estado físico que a consciência não se recupera tão facilmente.

[12/11/2008 10:19:03] Sarva Sakti diz: Damodara Pandit nos falou que Guru Maharaj mostra uma tolerância inacreditável!!! E uma força tão forte quanto a de Bhismadeva em seu leito de morte;.

[12/11/2008 10:19:24] Sarva Sakti diz: É sério, é inacreditável ver a conexão de tudo o que está acontecendo com o passatempo de Bhismadeva

[12/11/2008 10:25:22] Sarva Sakti diz: Damodara Pandit disse que, assim como Bhismadeva estava deitado em seu leito de flechas, fazendo com que todos orassem e se lembrassem de Krsna, da mesma forma, Guru Maharaj está, desde sua cama, fazendo com que todos cantem Hare Krsna

[12/11/2008 10:25:51] Sarva Sakti diz: que Bhismadeva estava lá para purificar a todos e que Guru Maharaj também está aqui para purificar a todos, para nos unir, e que seu nível de tolerância é tão alto, tolerando tudo, estando ali para mostrar-nos e que Guru Maharaj tem um nível de tolerância incrível, milagroso.

[12/11/2008 10:32:50] Sarva Sakti diz: e que clinicamente o estado de Guru Maharaj é muito crítico,  mas ele está tolerando tudo isto, e o faz por seu intenso amor por Srila Prabhupada, por sua missão de servir a Prabhupada e por todos os seus discípulos.

[12/11/2008 11:39:07] Sarva Sakti diz: "Em uma alma condicionada, a consciência está muito dependente da condição corpórea. Guru Maharaj não é uma alma condicionada. Sua consciência está totalmente clara, limpa. Vocês podem ver que ela está completamente intocada. Guru Maharaj não está sentindo o trauma de seu corpo,  e isto fala de sua condição liberada".
          
                                               Damodar Pandit das, médico do Bhaktivendanta Hospital


Dr Damodara Pandit, do Bhaktivedanta Hospital, 12-Nov
     Traduzido por Mitra Gopi Devi Dasi

"Em uma alma condicionada, a consciência é muito dependente da condição corpórea. Guru Maharaj não é uma alma condicionada, e sua consciência está completamente clara. Podemos ver que seus olhos estão muito brilhantes e claros. Sua consciência está completamente intocada. Guru Maharaj não está sentindo o trauma de seu corpo, o que fala de sua condição liberada".

13-Nov-08, de SS Bhaktisiddhanta Swami
     Traduzido por Naveen Krsna das PGS


Ao entrarmos, Bhadra Balarama Das estava ao lado direito de Guru Maharaj e eu e Prahlada Nrsimha das estávamos ao seu lado esquerdo. Prahlada Nrsimha Das deu a Guru Maharaj um bom relatório no que diz respeito às austeridades pessoais e coletivas sendo feitas em seu nome. Eu passei a Sudarsana Sila de Guru Maharaj para Bhadra Balarama colocá-la no altar atrás, Elas então estavam inspiradas para dar um darshan para Guru Maharaj, portanto eu peguei Thakurji, mostrei para Guru Maharaj, ele olhou e levantou sua mão esquerda como se quisesse tocá-lO. Daí, levamos a Sila até esse lado e ele abaixou seu braço e fez um movimento com sua mão direita para tocar.

Ele aqui está exibindo perfeita consciência  através do corpo externo, corrigindo meu erro. Bhadra Balarama não pôde por o anel em seu dedo de Saturno ou dedo anelar, mas ele coube apenas em seu dedo mindinho. Assim que Thakurji estava em sua mão, Guru Maharaj fechou o punho e ficou muito satisfeito com a reunião.


13-Nov-08 Atualização - Srila Jayapataka Swami
     Traduzido por Rama Sakti dd HDG

Relatório do Dr. Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai

Maharaja está gradualmente ficando independente do respirador. Ele está com um respirador suporte básico desde à tarde. Seu nível de consciência permanece o mesmo. Ele está tentando se comunicar. Hoje Lhe foi dada alguma alimentação oral, a qual Ele aceitou. Ele também foi colocado sentado em uma cadeira com suporte.

Por favor continuem orando intensamente pois Maharaja ainda necessita do respirador.

Alimento Semi Sólido - Srila Jayapataka Swami
    
Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Enviado por HH Bhaktisiddhanta Swami

Hoje também os médicos permitiram a Guru Maharaj começar a comer comida semi-sólida, sopas e um pudim energético... a enfermeira dizia "Swamiji, por favor abra... agora engula". Às vezes Guru Maharaj não o fazia, mas quando Revati Raman implorava dizendo, "Os médicos observaram melhora ao vê-lo comer... portanto, você deve comer para ficar forte... por favor, abra", ele então abria a boca e engolia.


14-Nov-08 - Srila Jayapataka Swami
     Enviado por Ratnavali dd JPS | Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Relatório do estado de SS Jayapataka Maharaj do Dr Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai

O nível de consciência de Maharaj é o mesmo de ontem. Ele permanece com o suporte respiratório mínimo. Os médicos irão tentar remover o suporte respiratório amanhã. Nós esperamos e oramos que ele possa respirar sozinho.

Por favor, mantenham suas orações intensas.


Nrsimha Kavaca Video
    Enviado por Mitra Gopi Devi Dasi

Neste video do Nrsimha Kavaca Stotram, com a métrica correta e pronúncia correta do mantra inteiro.
www.jpsoffice.com

Ekanath Gaura em skype, 15-Nov
     Traduzido por Mitra Gopi Devi Dasi

"Todos temos que entender que o derrame que ocorreu e no local que ocorreu é justo o centro operacional do cérebro. É o local mais complexo. Na maioria dos casos, seria fatal. Apenas podemos orar para que Guru Maharaj saia da UTI.

Cada dia que passa é mais crucial, porque há risco de infecção. Às vezes Guru Maharaj está bem, e estar bem quer dizer que levantou sua mão a 2cm da cama e movimentou seus olhos. Para que fique claro a todos como está a situação, Guru Maharaj está completamente consciente, mas não tem controle sobre seu corpo.

Não podemos perder a fé e temos que depender de Krishna. Um dia tem maior controle do corpo, outro não. Por sorte, sabemos que Guru Maharaj está em consciência completa, o que nos alivia o coração, mas seu corpo não funciona agora como deveria, só o faz cerca de 5%.

Estamos dando dois passos para frente, um para trás. Não quero soar pessimista, apenas quero que todos tenham clara a idéia e não caiam em mal entendidos ao ler que, como todos conhecemos Guru Maharaj, acreditamos que, se já movimentou sua mão isto quer dizer que tem força total e que já levantou e coisas do tipo. É bem duro.

Se Guru Maharaj estivesse mesmo bem, não estaria na UTI. Guru Maharaj está lutando muito. E só podemos esperar que Krishna nos escute. Lamentavelmente, os médicos não podem fazer nada mais. Guru Maharaj luta, e nos oramos para que os coágulos se dissolvam e que Guru Maharaj fique 100% bem."

 

Mahavaraha das em skype - Srila Jayapataka Swami
     Traduzido por Ananda-maya dd BTS

Bhadra Balaram Prabhu e eu estivemos num turno noturno esta noite. Nós chegamos no hospital quase 20h. Quando eu entrei na ICU [UTI], Ganga Prabhu estava alimentando Guru Maharaj com alguma comida do hospital. Havia 2 tipos de sopa de vegetais, iogurte e creme no prato. Nos 3 últimos dias GM está tomando comida semi líquida preparada no hospital. Comida vegetariana sem cebola e alho também. Nós oferecemos a comida cada vez antes de alimentá-lo. Ele come apenas 3-4 colheres de sopa no máximo. Enfermeiras de plantão permitem ao servo alimentar Guru Maharaj.

No meio da refeição Guru Maharaj fez um sinal com os dedos da mão esquerda de que ele queria escrever algo. Nós trouxemos um bloco de notas e uma caneta. Nós tentamos colocar a caneta entre seus dedos, mas ele não tinha força para segurá-la. Nós dissemos a Guru Maharaj que nós leríamos para ele todas as letras do alfabeto de A a Z. E quando nós chegássemos na letra certa ele deveria mostrar a língua.

Eu comecei a ler o alfabeto próximo a sua orelha, Dr. Siromani estava segurando um quadro com o alfabeto na frente de Guru Maharaj e apontando simultaneamente para as letras conforme eu lia. Quando eu alcancei a letra 'F' Guru Maharaj mostrou a língua. Nós anotamos 'F'. Na segunda rodada de leitura ele mostrou a língua na 'O', e na Terceira rodada foi 'O'. Na quarta rodada foi 'D'.

Antes mesmo de alcançarmos a quarta rodada nós já havíamos percebido que era 'food' [comida, em inglês]. Mas apenas para termos certeza que nós tínhamos recebido bem a mensagem nós continuamos. Ganga Prabhu perguntou a Guru Maharaj, "Guru Maharaj, você ainda está com fome? Você quer mais comida?" Guru Maharaj ficou em silêncio.

Então eu perguntei a ele, "Você quer comida do templo, prasadam?" Ele de novo mostrou a língua. Ganga Prabhu perguntou, "Você quer Kitcheri?" Ele mostrou a língua. "Você quer dahi com o kitcheri?" Ele mostrou a língua.

Nós dissemos a Guru Maharaj que Dr.Siromani pedirá ao Dr. PP Ashok autorização para trazer prasadam do templo. Guru Maharaj assentiu levemente com a cabeça.


Em skype, Mahabahu Govinda das JPS
     Traduzido por Mitra Gopi Devi Dasi

Mahabahu Govinda das JPS (médico) explicou um pouco mais sobre o AVC no tronco cerebral: 16-Nov "O acidente vascular se divide em dois tipos (isquêmico e hemorrágico).O hemorrágico é menos comum, porém tem mais risco e quando se relaciona com o tronco, o perigo dobra...isto é desde o ponto de vista da biologia. O ponto é que o acidente vascular no tronco cerebral primeiro há algo que é mais arriscado ainda, que é a deglutição. Pelo que soube, estão incorporando a alimentação oral, isto é um bom sinal, para o pouco tempo do acidente vascular, considerando o tipo. O assunto da produção da linguagem se pode dividir em cognitivo ou muscular. De acordo com a zona da lesão de Gurudeva, pelas carateristicas que nos informaram, o cognitivo deve estar ok (isto é muito bom). Portanto, este sistema de comunicação não deveria prolongar-se com o tempo... pois a sequela que poderia ficar se relacionaria com o muscular, a lingaguem é relativamente compreensível, mas a fala poderia soar como de alguém embriagado, mas para isto há exercícios que trabalha um fonoaudiólogo.

Agora, considerando que Guru Maharaj já está sentado, estão incorporando a alimentação via oral, está respondendo bem a isto... biologicamente é milagroso, por mais lento que soe ser esta patologia. O uso do respirador e relaciona ao fato de que no tronco se encontra a região que se encarrega desta função, e se aos poucos começaram a remover o aparelho, isto também é um procedimento seguro.

Por fim, é provável que depois da UTI, Guru Maharaj passe a cuidados intermediários, depois teria alta, e se houver sequelas na mobilidade dos membros, necessitaria de (fisio)terapia."

 

17-Nov-08 Srila Jayapataka Swami

Caros devotos,

Por favor aceitem minhas reverências.
Todas as glórias a Srila Prabhupada.

Muitos devotos estão me escrevendo perguntando quais prognósticos e quais detalhes mais poderemos ter, depois dos enviados diariamente por Dr Madhavananda. Assim, fiz esta complicação de informações para que possam ter uma idéia um pouco mais completa.


Sarva Sakti dd em skype - Srila Jayapataka Swami
     Compilado por Mitra Gopi dd JPS e Traduzido por Ananda-maya dd BTS

Sarva Sakti diz: hoje foi um dia super especial, fomos ao hospital ver Guru Maharaj e eu pude entrar para vê-lo, ele estava acordado e muito consciente. Incrível seus olhos mais azuis do que nunca. Entrei quando o (Dr.) Prabhu Damodar Pandit estava falando com Guru Maharaj, dizendo-lhe que ontem Rasdhanath Swami tinha dado uma aula no templo de Chowpati e que Radhanath Maharaj estava contando o passatempo de quando Guru Maharaj cantava japa tão, mas tão alto que os devotos foram queixar-se com Srila Prabhupada. Enquanto o Prabhu Damodar Pandit, contava ele perguntava a Guru Maharaj se ele se lembrava disso e Guru Maharaj assentia com sua cabeça.

Enfim, enquanto Damodar Pandit seguia falando, Guru Maharaj mudou sua atenção e me viu e com sua mão esquerda fez o gesto de venha, venha.... aproxima-te. De modo que me aproximei e lhe disse, Guru Maharaj, sou sua filha, Sarva Sakti. E  Guru Maharaj me viu de novo. E eu lhe disse que estava tão contente de vê-lo, de ver como está recuperando-se tão rapidamente, e lhe disse que todos os devotos de toda a América Latina estavam orando tanto tanto por ele, e então comecei a ler os resumos de algumas cartas.

Li a carta de Lilavilasini de Terni, Itália, e disse esta carta vem de sua querida secretária na Itália e Guru Maharaj moveu sua cabeça, assentindo. Ela falou como Guru Maharaj está fazendo com que, desde sua cama, todos cantem Hare Krsna.

Li um resumo da carta de Brisbane e lhe dei cada nome e Guru Maharaj reconhecia cada um.  Li uma carta de Toronto. Li o relatório do Rathayatra em La paz e Guru Maharaj moveu sua mão esquerda de novo, fechando o punho e levando-a a seu peito como dando força, força, avante Bolívia!!!

Sarva Sakti diz: foi impressionante ver como GM se inspirava ao escutar do Rathayatra na Bolívia!!!! Enquanto eu falava do Rathayatra, Guru Maharaj moveu sua língua e claramente pude ler, HARE KRISHNA!!!

Em alachua seus discípulos haviam feito um bhajan de 24 horas.

Hoje foi o maior tempo com Guru Maharaj e quando mais o vi atento e desperto.

Guru Maharaj é tão tolerante, tão incrivelmente transcendental. É uma grande prova para mim, não deixar-me influenciar por seu corpo e ver além, ver que Ele está mais além de seu corpo e que eu devo vê-lo assim, e não cair em sentimentos temporais.

Entrou Bhadra Balaram e eu tive que sair. Logo depois voltei a entrar, desta vez estava Sitaram parbbu e Seva cantando-lhe o sundar arati e me uni ao cantar com eles. Depois, as orações para Sri Nrisimha, enquanto Seva lhe segurava a foto do Senhor Nrsimhadev.

Hoje me voltou a vida, ao ver Guru Maharaj tão consciente...

Se me limito a sentir por seu corpo e não transcendo a ver o transcendental e místico que está acontecendo de verdade. Ou seja Guru Maharaj está ali em uma cama sem poder ter controle sobre seu corpo sim, mas ao mesmo tempo Guru Maharaj está tão consciente de Krsna e está controlando o coração de milhares de nós.


Mahavaraha das em skype - Srila Jayapataka Swami
     Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Mahavaraha diz: às 18 hrs Lokanatha Swami Maharaj veio visitar Guru Maharaj no Hospital Hinduja. Maharaja está vindo após o Vraja Mandala Parikrama de um mês e o Puri Parikrama de 3 dias. Maharaja ficou com Guru Maharaj por quase uma hora e quinze minutos. Ele estava explicando sobre o Vraja Mandala Parikrama e também o Puri Parikrama. De acordo com Maharaj, todos os 4000 participantes do Puri Parikrama ofereceram cada um seu sankalpa em nome de Guru Maharaj. Ele prosseguiu explicando em detalhes sobre o sucesso do parikrama e como os devotos estão sentindo falta de sua associação transcendental. Antes de deixar a UTI, Lokanatha Maharaj perguntou a Guru Maharaj se ele tinha alguma mensagem para os devotos. Guru Maharaj apontou as palavras 'Gauranga' e 'Haribol' no quadro alfabético.


Mahavaraha das em skype - Srila Jayapataka Swami
     Traduzido por Ananda-maya dd BTS

Às 10h eu recebi uma chamada de Dharesh Prabhu do hospital dizendo que Dr.Ashok autorizou-nos a trazer prasadam para Guru Maharaj do templo. Nós dissemos a Vasudeva Prabhu, que é o cozinheiro pessoal de Guru Maharaj de Mayapur para se aprontar. Às 10h45min nós recebemos outra ligação informando que Guru Maharaj queria a prasadam naquele momento.

Nós apressamos Vasudeva Prabhu para aprontá-la...............

Ss,
Servos de JPS


Relatório sobre a saúde de SS Srila Jayapataka Swami
     Compilado e
Traduzido por Mitra Gopi Devi Dasi

Por Dr Madhavavanda das, Diretor do Bhaktivedanta Hospital, Mumbai, Índia.
Enviado por Ratnavali dd JPS

SS Jayapataka Maharaj está estável em termos de consciência. Utilizando um cartaz com o alfabeto, feito pelos devotos, Maharaj indicou um 'Haribol', soletrado. Quando perguntaram se ele estava dizendo Haribol para todos os devotos do mundo, Maharaj enfaticamente concordou com a cabeça.

Dr NF Shah, o endocrinologista, estava bastante positivo hoje uma vez que a necessidade de insulina está reduzindo, o que é um bom sinal, sinal de recuperação progressiva e gradual, com o declínio dos níveis de estresse.

Porém, Maharaj ainda necessita do respirador artifical.
Por favor, continuem a orar intensamente.


Em skype Sarva Sakti dd JPS detalha uma pouco mais sobre a situação de SS
      Traduzido por Mitra Gopi Devi Dasi


Srila Jayapataka Swami hoje: "17-Nov-08. Sei por Ekanath y Mahavaraha que Guru Maharaj segue em seu processo gradual para retirar o respirador artificial. Sei que Guru Maharaj comeu algo. Durante o dia, quando o sentam no sofá lhe dão uma colherzinha de uma espécie de upma e lhe deram sopa de milho, fora leite e água. Guru Maharaj pôde mastigar, porém não é que ele esteja comendo "comida". Come uma colheralha e pronto. Hoje finalmente poderá comer algumas colheradas de kitcheri feito em casa.... Prasadam, por fim!!!! Há 3 momentos durante o dia, um é quanto Guru Maharaj está consciente, outro quando está semi-consciente, e outro quando está dormindo. Se tivéssemos que calcular quantas horas por dia Guru Maharaj está consciente, poderíamos dizer duas a três horas, no máximo."

Atualização Srila Jayapataka Swami
      Enviado por Ratnavali dd JPS | Traduzido por Mitra Gopi Devi Dasi


Relatório do Estado de Saúde de SS Srila Jayapataka Swami
Por Dr Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai

Maharaj está mais alerta e é capaz de compreender claramente  o que está sendo dito para ele. Ele está tentando se comunicar usando a tabela do alfabeto e através dos movimentos da mão (que estão limitados devido à fraqueza). Hoje SS Sacinandana Maharaj e SS Candramauli Maharaj vieram visitá-lo. Eles tiveram uma interação animada com ele. Quando SS Sacinandana Maharaj disse a Maharaj que ele havia vindo vê-lo antes, Maharaj mostrou dois dedos, indicando que ele lembra que Sacinandana Maharaj havia vindo duas vezes para encontrá-lo, o que foi verdade.

Maharaj comeu algumas colheres de khitchri hoje. Sua nutrição ainda está sendo mantida através de sonda naso-gástrica, como antes.

Maharaj ainda está no respirador artificial. O processo de retirada continua. Por favor, continuem com suas orações intensas para sua rápida recuperação.

Relatório por Mahavaraha das
     Traduzido por Naveen Krsna das PGS


Report- 19th Nov 2008, 2.30 pm - 7.30 pm

Eu estive no turno da tarde hoje. Cheguei ao hospital às 14:40. Dr. Shiromani e Dr. Sagar, do Hospital Bhaktivedanta, estavam lá. Me foi dito que às 14:30 o respirador de Guru Maharaj foi completamente desligado e que ele está respirando por conta própria.

Às 15:30, Braja Hari e Narahari Prabhus vieram visitar Guru Maharaj. Narahari prabhu ficou na UTI por 10 minutos. Ao sair da UTI, ele me pediu que entrasse rapidamente.

Conforme me aproximei da cama de Guru Maharaj, vi duas enfermeiras e Braja Hari prabhu tentando se comunicar com Guru Maharaj. Ele estava suando e respirando um pouco pesado sem a ajuda do respirador. Braja Hari prabhu me disse que GM estava tentando dizer algo. Eu rapidamente segurei o quadro alfabético em frente a ele e pedi que ele levantasse seu dedão caso eu apontasse para a letra certa. Guru Maharaj balançou a cabeça. Braja Hari prabhu estava escrevendo. Em pouco tempo, conseguimos entender as primeiras duas palavras e a primeira letra da segunda palavra de Guru Maharaj."PERGUNTE MÉDICO S..."

A enfermeira me aconselhou a parar um pouco e continar depois, pois Guru Maharaj estava ficando muito cansado e isto poderia interromper seu processo de respiração. Eu disse a Guru Maharaj para relaxar e que nós continuaríamos com a comunicação depois. Ele balançou a cabeça em concordância. Nós saímos da UTI.

Enquanto eu ponderava sobre aquelas duas palavras, Braja Hari prabhu mostrou o papel para os devotos. 'PERGUNTE MÉDICO S...' Dr. Shiromani disse que antes do respirador ter sido desligado, Guru Maharaj pediu um pouco de prasadam. Após 2 minutos de discussão, descobrimos o que Guru Maharaj estava tentando dizer, "PERGUNTE AO MÉDICO SE EU POSSO COMER QUANDO O RESPIRADOR ESTÁ DESLIGADO?"

Por volta das 17:00, uma enfermeira me disse para alimentar Guru Maharaj. Após duas horas respirando sem o suporte do respirador, ele parecia estar cansado, mas estava respirando de forma constante. Eu perguntei a Guru Maharaj se ele gostaria de comer. Guru Maharaj ficava balançando sua palma da mão esquerda. Eu perguntei a ele, "Você está tentando dizer se o médico o autorizou a comer sem o respirador?" Guru Maharaj balançou a cabeça afirmativamente. Isto mostra que ele está em um alto nível de consciência. Eu disse a ele que o médico e as enfermeiras o autorizaram a comer. Nós tínhamos kitcheri misturado da manhã e upma quente.

Eu comecei com o kitcheri. Ele comeu duas colheres dele, então fez um sinal pedindo pelo próximo item. Então ele comeu a upma. Eu informei a Guru Maharaj que a preparação da upma tinha couve-flor macia cortada em cubos e cenouras, e que ele deveria mastigar bem antes de engolir. Ele fez exatamente o que eu disse. Em um momento, ele começou a virar a cabeça para um lado e para o outro. Eu perguntei se ele estava bem. Ele disse, "não". Eu perguntei novamente se ele estava tendo dificuldade em engolir os vegetais. Ele balançou a cabeça afirmativamente. Eu disse a Guru Maharaj para cuspir todos os vegetais que ele tinha na boca. Nós utilizamos uma outra colher para retirar os vegetais restantes da parte do fundo de sua boca. No total, ele comeu cerca de 15 a 18 colheres de upma. Nós lhe demos um pouco d'água para beber. Depois disto, ele descansou tranquilamente.

À noite, por volta de 18:45, SG Nitai Prasada prabhu fez sua visita a Guru Maharaj. Guru Maharaj ainda estava respirando sem o respirador e descansando, quando deixamos o hospital às 19:30.

Servos de JPS


Relatório da noite - Srila Jayapataka Swami
     Trazudido por Ananda-maya dd BTS


Relatório do status de SS Jayapataka Maharaj pelo Dr Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta,Mumbai

O neurologista ficou feliz de ver Maharaj completamente alerta e consciente.
Maharaj sente fome e pede para ser alimentado. Ele como algumas colheres de chá de comida semi-sólida 2-3 vezes por dia.

O desligamento do ventilador artificial está em andamento. Hoje ele o desligaram do suporte respiratório às 14h30min. Nós estamos esperando e observando por quanto tempo ele pode sustentar respiração sem o suporte respiratório.

O progresso que ele está fazendo é muito encorajador de se ver e o neurologista e o intensivista estão felizes com este resultado positivo e sentem que muito em breve ele será capaz de continuar sem suporte respiratório.

Maharaj está muito menos crítico se comparado com os primeiros 10 dias de sua admissão na ICU (UTI).

Por favor, continuem a orar intensamente.
 


Relatório da noite do status de SS Jayapataka Maharaj pelo
---Dr Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai
    
Traduzido por Ananda-maya dd BTS

O neurologist ficou feliz de ver Maharaj completamente alerta e consciente. Maharaj sente fome e pede para ser alimentado. Ele como algumas colheres de chá de comida semi-sólida 2-3 vezes por dia.

O desligamento do ventilador artificial está em andamento. Hoje ele o desligaram do suporte respiratório às 14h30min. Nós estamos esperando e observando por quanto tempo ele pode sustentar respiração sem o suporte respiratório.

O progresso que ele está fazendo é muito encorajador de se ver e o neurologista e o intensivista estão felizes com este resultado positivo e sentem que muito em breve ele será capaz de continuar sem suporte respiratório.

Maharaj está muito menos crítico se comparado com os primeiros 10 dias de sua admissão na ICU [UTI].

Por favor, continuem a orar intensamente.

 

Relatório por Ekanath Gaura das - Srila Jayapataka Swami
    
Traduzido por Ananda-maya dd BTS

6h30min Dharesh e Rasa Gopal prabhus estavam servindo Guru Maharaj através de canções devocionais. Quando eu entrei na ICCU (UTI), Guru Maharaj estava tentando dizer algo. Eu disse a ele que hoje nós vamos preservar toda sua energia para desligá-lo do ventilador artificial. Ele concordou. Guru Maharaj ia receber um pouco de fisioterapia e massagem. As mãos de Guru Maharaj estavam inchadas. Suas pernas e pés estavam secos. Então nós passamos creme em suas mãos e pernas e fizemos uma massagem. Quando deixamos o hospital o inchaço em sua mão havia sumido e ela estava totalmente normal!!!

Guru Maharaj comeu 12 colheradas de aveia e 8 colheradas de kitcheri de manhã.

Seu servo,
Ekanath Gaura das
 


Relatório da noite- Srila Jayapataka Swami
     Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Relatório sobre o estado de SS Jayapataka Maharaj do Dr Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai

O nível de consciência de Maharaj está melhorando dia após dia. Dr Ashok, o neurologista, comentou que Maharaj está indo muito bem e que ele está muito feliz com sua melhora. Ele disse que Maharaj perguntou a ele através da linguagem de sinais, "Quem é você?" Ele disse que o poder nos membros de Maharaj está mais forte, e que Maharaj segurou forte sua mão hoje. No dia anterior, Maharaj ficou fora do respirador por seis horas. Dr. Ashok disse que eles colocarão uma "válvula de fala" que permitirá a Maharaj falar em um ou dois dias.

Hoje, Maharaj está fora do respirador desde 11:30. Já faz sete horas.
Maharaj continua com algumas colheradas de comida.

Quanto a sua condição crítica, ele não está tão crítico como nos dez primeiros dias.
Por favor, continuem a orar intensamente.

 

 

Srila Jayapataka Swami conversa com Radhanath Swami e demais devotos!
    Enviado por Ratnavali dd JPS e Traduzido por Mitra Gopi dd


Queridos devotos,

Hare Krsna. Por favor aceitem minhas mais humildes reverências.
Todas as glórias a Srila Prabhupada. Todas as glórias a Srila Gurudeva.

Ontem [21-Nov], Guru Maharaja pela primeira vez falou algumas palavras, com grande dificuldade. A conversa foi gravada por Ekanath Gaura Prabhu (EGD) com sua equipe. SS Radhanatha Swami Maharaja (RNS), SS Bhakti Purushottam Swami (BPS) Maharaja, SG Braja Hari prabhu e Ananda Tirtha Prabhu (ATD)foram ver Guru Maharaja. Os médicos colocaram a "válvula de fala" para permitir que Guru Maharaj falasse.

guru-mukha-padma-vakya,
cittete koriya aikya,
ar na koriho mane asa

"Meu único desejo é ter minha consciência purificada pelas palavras queemanam de sua boca de lótus".


A conversa está gravada, clique aqui e confira:


 

Ao ouvir, pode-se entender o quanto Guru Maharaja está consciente de Krsna.
Ele está estabelecendo o melhor exemplo para todos nós seguirmos.

Observação: algumas partes não são compreensíveis.

   


JPS: ...Posso dizer algumas poucas palavras com este aparato. Posso falar algumas poucas palavras com este aparato...

RNS: Você está fazendo grande progresso!

JPS: Tudo isto é devido a misericórdia de vocês.

RNS: Todos os médicos estão surpresos pelo milagre que você está fazendo ao fazer progresso. Acho que em alguns poucos dias eles poderão retirar todas estas máquinas de você.

JPS: Eu estava literalmente partindo e deitado...Eu estava dormindo...isso só aconteceu devido a sua boa associação.

RNS: Tenho muito sentimento de separação da sua associação, Maharaja.

JPS: Quero ficar de pé. Quero tentar ficar de pé.

EGD: O senhor quer ficar de pé?

RNS: Maharaja, após alguns dias você dançará, após alguns poucos dias ficará de pé e depois estará dançando.

JPS: O médico lhe disse isto?...o outro médico...aquele médico...

EGD: Sim, o médico disse que o senhor poderá andar. Andar não será problema, ele disse.

BHD: O médico hoje disse a Gopal Krsna Maharaja que o senhor ficará "normal". Não se preocupe.

JPS: Sinto tantas dores. Tenho que deitar completamente ou posso andar?

EGD: Ele disse que o senhor pode andar.

JPS: .... [Incompreensível]

BHD: Se fizermos pressão o senhor sente-se muito melhor?

BPS: Guru Maharaja, o senhor pode mover suas pernas?

BHD: O senhor pode mover suas pernas, Guru Maharaja, um pouquinho? Queremos
ver se o senhor pode mover suas pernas.

JPS: [Incompreensível]... do contrário, posso andar.

BHD: O senhor ficará bem, Guru Maharaja. Não se preocupe, o senhor ficará muito bem. Em dois dias o senhor irá para o templo.

JPS: Vou para Juhu. Quando vou para Mayapur? Estou em Juhu ou em Chowpatty?

BHD: Estamos na UTI do Hindhuja Hospital.

EGD: Muito em breve o senhor sairá da UTI, o médico disse talvez em um ou dois dias, Guru Maharaja. Bhakti Purushottam Maharaja e Radhanath Maharaja virão levá-lo para Mayapur em breve.

JPS: ...Eu não ouvi.

BHD: Ele estava dizendo que Bhakti Purushottam Maharaja e Radhanath Maharaja após uns dias vão levar o senhor para Mayapur.

JPS: Quero estender... [Incompreensível]

BHD: O senhor quer retirar? Está tudo bem?

JPS: Como está a respiração?

RNS: Sua respiração está excelente. Tudo muito bom. Estamos todos muito felizes de ver que o senhor está se recuperando.

BHD: Maharaja irá lhe contar tudo sobre Vrndavana, que oraram lá, ele e os devotos oraram lá... Radhanatha Maharaja está dizendo algo, por favor, ouça.

RNS: Estávemos em Vrndavana por quase 3 semanas. Tínhamos 4000 devotos de todas as diferentes partes do mundo em nosso yatra e dedicamos o yatra para você. Cada aula começamos falando sobre você e tínhamos todos os 4000 devotos orando por sua recuperação e pela sua boa saúde.

JPS: Eu não mereço isto.

RNS: Em cada local sagrado que fomos. Estivemos também no Govardhan parikrama, todos estávamos orando por você. Todos os milhares e milhares de devotos que estavam em Vrndavan. Meditávamos no nosso amor e na gratidão a você, e oramos a Sri Radha e Krsna para ajudá-lo a se recuperar. Em todo o mundo os devotos estão unidos fazendo kirtan e orando por sua saúde. É lindo. Antes de cada aula da noite, todos os 4000 devotos juntos e começávamos ouvindo um relatório atualizado da sua condição de saúde e depois falávamos sobre você. E depois tirávamos alguns minutos em oração para você e fazíamos o kirtan para você. É belo ver como os devotos lhe amam de coração, e corações com tamanha gratidão por sua compaixão e uma vida inteira de serviço devocional. Mesmo médicos e enfermeiras não-devotos estão desenvolvendo fé ao ver o quão miraculosamente Krsna está lhe curando. Mesmo nesta condição o senhor está pregando, unindo o coração dos devotos, dando fé às pessoas. Não há nada que possa ser feito que o impeça de ser um pregador poderoso. Você estã afetando os corações dos devotos seriamente. Isto nos traz alegria. Especialmente, nos dá alegria ver a sua recuperação milagrosa.

RNS e devotos: Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare / Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare.

JPS: Hare Krsna. Eu quero meu bastão (danda).

Devotos: Bastão. Estamos com ele. Estamos.

JPS: Eu quero.

EGD: Eu o tenho no templo. Amanhã traremos para o senhor.

JPS:...Estou muito cansado.

BHD: O senhor pode descansar agora. Iremos e o senhor descansa, Guru Maharaja. Ficaremos sentados do lado de fora, o senhor descansa. Tudo bem?

JPS: Eu quero associação.

Devotos: Quer associação...

BHD: Maharaja ficará aqui. Estamos todos felizes de ver seu progresso. Tão bom que o senhor esteja melhorando. Guru Maharaja, o senhor sente algum machucado?

Devotos: Sim, um pouco.

JPS:... vocês sentam e eu ando.

Devotos: O senhor andará (risos)

BHD: Assim que o senhor sair da cama, andará. Agora o senhor precisa descansar e andará quando sair da cama. Pode levar um tempo. Espere por um dia. Seja paciente.

RNS: Antes, eles o colocaram em uma cadeira.

JPS: Tem elevador em Mayapur?

BPS: Estamos preparando o elevador. A construção já está acontecendo em Mayapur. [N.T. O GBC já havia autorizado a construção de um elevador no prédio Lótus, onde Srila Jayapataka Swami tem sua residência, no último andar, assim que ocorreu a doença de Guru Maharaj]

JPS: É bom tossir?

Devotos: Sim, bom tossir.

BHD: O médico disse que se o senhor estiver tossindo, é bom para o senhor.

RNS: É auspicioso.

BHD: Sinal de melhora.

RNS: É auspicioso.

BHD: Guru Maharaja aqui está Ananda Tirtha.

ATD: Os debates estão acontecendo [N.T. Possivelmente refere-se ao caso dos rtivks contra a ISKCON, e Srila Jayapataka Swami, Trustee da ISKCON, responde legalmente, junto com outros devotos seniores pelo assunto]. Os debates começaram ontem.

JPS: Na Alta Corte?

ATD:  Não, em instância inferior, ainda. Na semana de 2 de dezembro teremos o julgamento, esperamos que a nosso favor. Uma vez que o senhor esteja bem, o senhor pode retornar.

JPS: Acho que isto....

RNS: ....retornarei para vê-lo após algum tempo. Por favor, descanse.

ATD: Tantos devotos estão orando pelo senhor, Guru Maharaja. Porque queremos
o senhor de volta.

JPS: Ouvi que vocês estão ... (imcompreensível)

Ekanath Gaura: Okay, Guru Maharaja... Podemos terminar esta conversa mais tarde...

   


Agradecimentos especiais a Ekanath Gaura Prabhu e Acintya Nitai Prabhu por ter o gravador MP3 na hora certa e gravar esta conversa; a Tirthatma Nitai Prabhu, que fez a edição do áudio e por dar o url link, de forma que todos possamos ouvir a conversa transcendental; e a Braja Sevaki Mataji que ajudou na transcrição.

Sua serva humilde,
Ratnavali dd

 


21-Nov-08 - Srila Jayapataka Swami
     Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Relatório sobre o estado de SS Jayapataka Maharaj do Dr Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai

Maharaj está indo muito bem. Ontem, ele ficou fora do respirador por 15 horas. Hoje, novamente, ele está fora do respirador desde a manhã. Sendo otimistas, Maharaj deve consiguir sair completamente do respirador em 2 ou 3 dias.

Dr Ashok, o neurologista, disse inicialmente que eles não tinham esperança, mas a recuperação de Maharaja é um milagre. Ele também estava otimista quanto a progressiva recuperação de Maharaj. Eles planejam fazer uma reabilitação intensiva uma vez que Maharaja estiver fora do respirador.

Dr Ashok disse que olhando de forma otimista, Maharaj irá se recuperar aponto de poder cuidar de si de modo independente.

Uma "válvula de fala" foi posta esta manhã. É necessário certo esforço de
Maharaj para falar. Ele disse 'Hare Krishna', 'Gauranga' e pediu para
visitar o templo da ISKCON.

Por favor, continuem com suas orações.

 

Mahavaraha das Turno da manhã 6h às 14h
     Traduzido por Mitra Gopi dd JPS

SG Revati Raman Prabhu e eu estávamos em serviço esta manhã. Dr. Shiromani do Bhaktivedanta Hospital nos disse que Guru Maharaj está respirando sem o apoio do respirador artificial nas últimas 24 horas. Ele estava exausto. Às 8h o médico perguntou a Guru Maharaj se ele precisava do respirador artifical. Guru Maharaj disse, "Não". O médico perguntou novamente, "O senhor está bem?" e Guru Maharaj respondeu, "Ok". Embora estivesse exausto por respirar por tantas horas, ele estava muito determinado e manteve seu poder, como sempre o faz. Ele queria fortemente continuar a respirar sem a ajuda do respirador. Na última noite, pela primeira vez, Guru Maharaj falou com a ajuda de uma "válvula de fala". Mas esta manhã ele falou as palavras acima, 'Não' e 'Ok' sem esta válvula. Ainda que não fosse tão claro, mas podíamos compreender chegando perto.

Às 9h30 antes de darmos o desjejum a Guru Maharaj, as enfermeiras fizeram uma sucção das secreções que estavam acumuladas dentro da traquéia através de um tubo. Isto é bastante doloroso e um processo cansativo. Guru Maharaj ficou ainda mais cansado. Ele virou seu rosto rosado com lágrimas inundando seus olhos. Depois SG Revati Raman Prabhu começou a alimentar Guru Maharaj, aveia. Enquanto isto, o Dr.PP Ashok veio para sua checagem rotineira da manhã. O Dr.Ashok perguntou a Guru Maharaj, "O senhor está bem?". Guru Maharaj estivou sua língua um pouco mais, pedindo para que lhe déssemos mais. Dr. Ashok com um sorriso no rosto e disse, "Hmmm! Bom! Bom!"

Às 10h, SG Janmasthami Prabhu, o Presidente do MIHET (Mayapur Institute for Higher Education and Training) veio visitar Guru Maharaj. Às 12h30, quando estávamos nos preparando para servir o almoço para GM, SS Devamrita Swami chegou para visitar Guru Maharaj. Devamrita Swami disse ,"Maharaj, obrigado por ficar conosco." Guru Maharaj respondeu, "Obrigado!" Então, Guru Maharaj começou a falar mais com Maharaj, mas o restante das palavras não puderam ser ouvidas. Então, o Dr.Hegde veio para sua checagem rotineira. Após isto, SG Revati Raman Prabhu deu o almoço para Guru Maharaj. Após o almoço  e com a permissão do Dr.Hegde as enfermeiras colocaram a "válvula de fala" em Guru Maharaj.

A seguir, um resumo da conversa que aconteceu entre SS Devamrita Swami (DMS) e Guru Maharaj, após a "válvula de fala" ser colocada. A conversa foi anotada por SG Revati Raman Prabhu.

DMS: Maharaj, obrigado por ficar conosco. Vim diretamente do aeroporto para vê-lo.

JPS: Obrigado por ter vindo. Como você está?

DMS: Estou bem, você também está bem.

JPS: Não sei quanto tempo o Senhor Krishna me manterá aqui.

DMS: Sua respiração está tão boa, é como o sankirtana, o sankirtana de Mahaprabhu. Recupere-se bem e perfeitamente, não há pressa.

JPS assentiu com a cabeça.

DMS: Você deve sair rápido e dançar diante de Vossas Senhorias Radha Madhava e Panca Tattva, embora, sem dúvida, você já esteja fazendo isto em seu coração. Esta é a melhor época para você ficar em Mayapur e escrever comentários sobre os sastras.

JPS: Alguma idéia?

DMS: Caitanya Bhagavata. Você sabe Bengali, traduza e comente de acordo com as pessoas modernas. O comentário de Bhaktisiddhanta Saraswathi Thakur é muito técnico e as pessoas de hoje não entendem. Você deve escrever na linha de Brihad Bhagavatamrta de Gopiparanadhana Prabhu. Até agora, não li o Caitanya Bhagavata, somente o Caitanya Caritamrta, assim que você completá-lo lerei o Caitanya Bhagavata.

JPS: Quanto tempo vai ficar aqui?

DMS: Quatro dias.

Fim da conversa

A válvula de fala de Guru Maharaj foi removida após a conversa. Ler relatórios como este nos dão uma idéia de como Guru Maharaj está indo bem. Mas, por favor, mantenham em mente que ele ainda não está 100% fora de perigo, e está gradualmente saindo disto. De acordo com os médicos, Guru Maharaj está em um ponto crucial de recuperação, saindo do respirador. Ele ainda tem um longo caminho para a recuperação completa e, pela misericórdia do Senhor Krishna, ele chegará lá. Assim, por favor, continuem orando até que ele esteja completamente recuperado.

A serviço de Guru Maharaj,
Servos de JPS.

Nrsimha Kavaca - meta atingida!
     Traduzido por Naveen Krsna das PGS


Queridos Vaisnavas:

Por favor aceitem minhas humildes reverências.

Todas as glórias ao Senhor Nrisimhadeva,
Todas as glórias à SDG Srila Prabhupada
Todas as glórias a Guru Maharaja Patita Pavana.

O total hoje é:

36,108
A meta foi alcançada.

Todos vocês, demonstrando seu profundo amor por Guru Maharaj, são muito doces.
Por favor, continuem cantando.

Seu servo,
Atmananda Das

 


Relatório sobre o estado de SS Jayapataka Maharaj do Dr Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai
    Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Maharaj está se recuperando bem. Ele está agora há 72 horas fora do respirador. Ele está totalmente consciente e alerta. Maharaj será transferido da UTI para a repartição nos próximos dias. Vocês podem ter lido que ele seria transferido à tarde ou amanhã, mas não é este o fato.

Nota adicional de Dra. Shiromani devi dasi: de manhã, o neurologista Dr. PP Ashok apenas sugeriu retirar Maharaj da UTI, mas esta notícia não foi publicada pelos médicos Bhaktivedanta porque a decisão de retirá-lo da UTI deveria ser tomada pelo intensivista, Dr. Hedgre. À tarde, quando o Dr. Hedge veio, ele não concordou em retirar Maharaj da UTI hoje, mas nos próximos dias.
 


Messagem de Srila Jayapataka Swami
     Traduzido por Mitra Gopi dd JPS

Ekanath Gaura prabhu está no hospital hoje pela manhã. O Dr. PP Ashok visitou Guru Maharaja e disse que ele pode sair da UTI hoje. Dr. Hegde ainda tem de decidir.

Ekanath Gaura prabhu perguntou a Guru Maharaja se ele tinha alguma mensagem para todos os devotos e Guru Maharaja ditou o seguinte:

"Olá. Olá. Hare Krsna! Estou aqui há 30 dias. Estou muito cansado. O médico disse que estou fora de perigo. GAURANGA!!"

Ekanath Gaura prabhu passou esta msg para mim através do celular, para que pudesse ser enviada imediatamente para todos vocês.

Sua serva humilde,
Ratnavali dd

 

Relatório sobre o estado de SS Jayapataka Maharaj do Dr Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai
Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Maharaja está completamente alerta hoje, interagindo com os médicos e pedindo a eles para colocá-lo na forma mais rápida de tratamento. Ele já está há quatro dias fora do respirador, e está respirando bem por si mesmo. Seus parâmetros são todos estáveis. O próximo passo será retirar a sonda alimentícia, nos próximos 1-2 dias. E, nos próximos dias, Majaraj será transferido para a enfermaria.

Com a situação atual e todos os parâmetros estáveis, Maharaj parece estar fora da zona de risco de vida, e tudo por causa das fervorosas orações dos Vaisnavas em todo o mundo.

Turno da Manhã 6:00 - 14:00 - Mahavaraha das JPS
     Traduzido por Naveen Krsna das PGS

7:00: Eu entrei na UTI para ver Guru Maharaja. Ele parecia muito saudável com o rosto barbeado, e estava relaxando em sua cama. Quando me viu próximoa ele, ele perguntou "Você esteve aqui na noite passada?" Eu disse, "Não. Bhadra Balaram esteve aqui e eu vim apenas para meu turno da manhã." Eu chamei Srivas Prana prabhu para entrar e ler o Caitanya Caritamrta para Guru Maharaja. Guru Maharaja continua sem a válvula de fala. Às vezes sua voz é inaudível. E às vezes muito pouco audível.

8:00: Dra. Shiromani e Dr. Acyutananda entraram para ver Guru Maharaja. Dra. Shiromani estava mostrando a Guru Maharaja todos os cartões de melhoras que ela havia recebido. Como todos vocês sabem do relatório de ontem, disseram a Guru Maharaja que SS Radhanatha Swami iria vir visitá-lo, mas não conseguiu porque não estava se sentindo bem. Dr. Acyutananda é um médico oficial que cuida da saúde de Maharaja. Por isso, esta manhã Guru Maharaja perguntou a Dr. Acyutananda prabhu, "Como está a saúde de Maharaja?" Dr. Acyutananda comentou sobre a saúde de SS Radhanatha Maharaja. Ele então prosseguiu, "Hoje é o Tithi Vyasapuja de Radhanatha Maharaj. Mas ele cancelou a celebração de Vyasapuja por causa de sua (de JPS) condição de saúde." Guru Maharaja arregalou os olhos e disse, "Ele deveria celebrá-lo. É um dia por ano para os discípulos." Dra. Shiromani imediatamente transmitiu esta mensagem para o Dr. Madhavananda no Hospital Bhaktivedanta. Guru Maharaja também
comentou sobre algumas falhas em sua visão. Dra. Shiromani disse que iria informar isso ao oftalmologista.

8:30: Nós alimentamos Guru Maharaja com 3 kiwis amassados misturados com pós de amêndoa. Ele comeu tudo.

9:15: Dr. Ashok entrou para seu check up de rotina. Ele disse a Guru Maharaja, "O senhor está indo muito bem." Guru Maharaja perguntou ao Dr. Ashok, "Como vai você doutor?" Dr. Ashok disse, "Ah, eu estou bem."

10:00: Enquanto eu cantava na sala de espera dos parentes, Dra. Shiromani disse que a fisioterapeuta estava me chamando para entrar. Quando eu entrei, o fisioterapeuta me explicou que hoje, pela primeira vez, eles farão com que Guru Maharaja se sente na cama com suas pernas penduradas para baixo sem nenhum suporte atrás para ele se encostar. Duas enfermeiras, dona Priya e dona Vanita, a fisioterapeuta e eu levantamos Guru Maharaja. Nós o fizemos se sentar na cama. Apesar de ter sido muito difícil levantá-lo, eu reparei que Guru Maharaja perdeu peso. Os músculos abaixo de ambas as partes superiores de seus braços estava pendurados.

A fisioterapeuta estava se dirigindo a Guru Maharaja, "Guru Maharaj! Guru Maharaj! Mantenha sua cabeça para cima e sente reto." Guru Maharaja tentou, mas ele sempre caía para o lado e não conseguiu sentar por si mesmo sem o suporte para as costas. Eu percebi o quanto seu corpo está fraco. A cama foi abaixada para ajudar Guru Maharaja a pôr seus pés no chão. A fisioterapeuta disse a Guru Maharaja para por seus pés firmes no chão e segurar as barras laterais da cama. Mesmo assim, Guru Maharaja continuava caindo para o lado. Então entraram 2 empregados para ajudar a segurar Guru Maharaja. A fisioterapeuta também introduziu algumas outras terapias hoje especificamente para fortalecer os braços de Guru Maharaja. Ela disse que quando os braços de Guru Maharaja se tornarem suficientemente fortes, ele então receberá um andador para praticar caminhar.

Eu reparei então que a sikha de Guru Maharaja estava cheia de nós por ele estar constantemente deitado na cama. Nós penteamos sua sikha apenas uma ou duas vezes nos últimos 32 dias em que ele esteve no hospital. Eu disse a Miss Priya que deveríamos pentear a sikha para que ela parecesse bem cuidada. Eu trouxe um pente e óleo capilar para Guru Maharaja. Enquanto os empregados seguravam  Guru Maharaja, eu comecei a aplicar óleo em seu cabelo. Eu fiz bem suavemente. Dona Priya e dona Vanita se sentiram desconfortáveis. Elas me disseram, "Nós só podemos segurá-lo nesta posição
por 10 minutos, e até lá você deve terminar de pentear seu cabelo."  Dois minutos depois, uma delas tirou o pente de minha mão e a outra trouxe um pente maior para pentear a sikha de Guru Maharaja. Eu estava aplicando óleo onde quer que fosse necessário, especialmente nas partes com nós, enquanto elas continuavam penteando. Eu disse a elas para tentarem não tirar um só fio de cabelo. Guru Maharaja ouviu o que eu estava dizendo. Ele disse, "Não cortem minha sikha."

Eu expliquei a Guru Maharaja sobre a condição dos cabelos de sua sikha e o que estávamos tentando fazer por ele. Ele balançou a cabeça afirmativamente. Em certo ponto, enquanto estava penteando, Guru Maharaja gritou, "Ahh! Uhh!" Eu disse às enfermeiras, "Cuidado! Penteiem devagar!" Ambas as enfermeiras Marathis, com um sorriso no rosto, perguntaram a Guru Maharaja, "Swamiji, doendo, não? Doendo, não?" Elas eram muito pessoais e zelosas com Guru Maharaja. A maioria dessas enfermeiras na UTI são muito zelosas e sempre se dirigem a Guru Maharaja como "Guru Maharaj" e "Swamiji". Em vinte minutos terminamos de trabalhar em sua sikha. Apesar de termos perdido alguns fios de sua sikha, foi feito um bom trabalho. Seu cabelo foi amarrado e trançado. Eu estava explicando a Guru Maharaja o que estavam fazendo com sua sikha. Ele disse, "enrolem-na e coloquem uma faixa" Eu disse que estávamos fazendo isso. Depois disso, Guru Maharaj foi posto de volta em sua posição original na cama, mas pediu às enfermeiras para o colocarem na cadeira. Elas o fizeram após 15 minutos.

11:00: Guru Maharaja estava pedindo água, pois estava sentindo muita sede. Ele pediu água Tata Himalayan, sua marca favorita. Eu então o alimentei com o desjejum. Enquanto estava servindo o desjejum para Guru Maharaja, Marici Prabhu entrou para vê-lo. Guru Maharaja lhe perguntou sobre  sua excursão sul-americana. Marici Prabhu explicou a Guru Maharaja sobre sua turnê na América do Sul. Mesmo com este tipo de condição de saúde, a interação de Guru Maharaja com Marici Prabhu pareceu normal. Depois, o oftalmologista entrou para examinar Guru Maharaja. Eles aconselharam Guru Maharaja a piscar seus olhos com muita freqüência para evitar secura, o que poderia causar uma infecção. Neste momento ele não consegue por causa dos músculos fracos.

Marici Prabhu então começou a mostrar as pinturas desejando melhoras enviadas de Santiago do Chile. Depois, uma coleção de belos cartões de melhoras juntos em uma pasta de Kuala Lumpur, Malásia. Eles eram muito atrativos.

14:30 - O almoço foi servido. Todos os alimentos foram cozidos até ficarem bem macios para se encaixarem na dieta de Guru Maharaja. Nós servimos arroz basmati, dhal, espinafre, sabji, feijões, etc. Nós os misturamos bem e o alimentamos de pouco em pouco com colher. Guru Maharaja comentou que a prasadam estava ótima. No final, Marici perguntou o que mais ele gostaria. Guru Maharaja disse, "bolo".  Brincando, é claro!

À serviço de Guru Maharaja,

Servos de JPS

 


Relatório por Marici das JPS
     Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Queridos devotos,
Por favor aceitem minhas humildes reverências.
Todas as glórias a Sri Guru e Gauranga.
Todas as glórias à Srila Prabhupada.

Este é um pequeno relatório de minha associação com Gurudeva hoje.

Eu cheguei ao Hospital Hinduja às 11:00 e fiquei cerca de uma hora do lado de fora do hospital para conseguir o passe. Quando entrei no quarto da UTI, Guru Maharaja me chamou, e eu percebi uma expressão de alegria natural em seu rosto. Ele me perguntou, "Como você está? Como foi sua viagem à América do Sul?" Eu comecei a relatar nossa turnê no Chile e na Argentina, e fiquei impressionado em ver como Gurudeva interagia tão bem durante a conversa. Ele constantemente me fazia algumas perguntas técnicas sobre os devotos em Santiago do Chile, e também sobre a fazenda de Mukunda Hari prabhu.

Muitos músculos e nervos faciais de Guru Maharaja não estão funcionando adequadamente. Por exemplo, ele tem dificuldades de modulação para pronunciar certas sílabas, especialmente as com B, P e O. Também há certas fraquezas nos músculos de seus olhos, gerando dificuldades em movê-los para a esquerda ou para a direita, mas agora ele consegue movê-los para cima e
para baixo sem dificuldade. Ele também está tendo as mesmas dificuldades em outras diferentes partes de seu corpo, mas os médicos estão muito otimistas e felizes com Gurudeva, pois a cada dia eles vêem um progresso significativo. Por exemplo, há poucos dias atrás, Guru Maharaja começou a comer apenas uma colher de comida por dia, e hoje tive a chance de alimentá-lo com aveia às 11:30, almoço às 14:00 e jantar às 20:00, e ele comeu tão bem quanto qualquer outra pessoa normal, o que é um grande progresso. Eu estava o alimentando como um bebê.

No almoço de hoje, Guru Maharaja gostou particularmente do sabji com vegetais, ervilhas, tomates, etc., e me perguntou quem o havia cozinhado. Ele foi feito por Vasudeva prabhu. Todos os dias ele está cozinhando prasadam para Gurudeva com uma equipe dos devotos de Mayapur de acordo com as prescrições dadas pelos médicos. Ele também gostou muito do sabji de espinafre, e perguntou qual tipo de arroz ele usa (basmati).

Eu ajudei Guru Maharaja a fazer algum exercício movimentando suas mãos, braços, pés e pernas, e ele foi bem. O médico disse que falar é um bom exercício para Guru Maharaja, então eu fiz ele repetir Gauranga e todo o mantra do Panca Tattva. Sua fala está melhorando. Em diferentes momentos do dia eu pedi a ele para falar mais.

Eu disse a Guru Maharaja que hoje era o aniversário de Ekanatha Gaura prabhu. Ele ficou feliz em saber e quis saber onde ele estava e que horas viria.  Então fizemos um "plano secreto". Quando Ekanatha chegou às 20:00, Guru Maharaja apontou para ele algo escondido na janela. Levou cerca de 2 minutos para Ekanatha entender, e ele viu um presente surpresa que Guru Maharaja tinha para ele. Ele abriu o presente e havia um maha bolo de Suas Senhorias Sri Sri Radha Rasabihari, e todos ficaram muito felizes!

Algumas histórias curtas de hoje:

Eu perguntei a Guru Maharaja, "Quem fez para o senhor esta bela tilaka?" Guru Maharaja respondeu, "Bhadra Balarama". "Onde está Bhadra Balarama? A que horas ele virá?" (ele é um discípulo muito querido de Gurudeva)

Eu comprei duas bolas de metal chinesas anti-estresse para Guru Maharaja exercitar suas mãos. É um tipo de trabalho de fisioterapia, e ele gostou delas, mas precisou que eu o ajudasse muito para ele conseguir usá-las.

Eu mostrei a Guru Maharaja um belo desenho que uma Mataji do Chile fez para ele. (em anexo) Ele ficou muito feliz! Eu descrevi todo o desenho para ele. Guru Maharaja está na cama do hospital e seu bastão está escondido em baixo de seu travesseiro, e eu descrevi cada um dos devotos retratados no desenho (Ekanath, Atmananda, Sarva Sakti, Divya Priya, Seva Swarupa, Maha Varaha e eu), e ele ficou muito feliz e começou a chamar as enfermeiras e pediu que eu mostrasse o desenho a elas. Ele me perguntou quem havia o feito. Foi Bhaktin Monica do Chile. Obrigado Monica, por dar a Gurudeva alguns minutos de alegria!

Gurudeva ficou muito feliz em ver Ikshvaku prabhu do Equador. Ele vive em Perth, na Austrália, e veio aqui para servir Guru Maharaja por uma semana.

Tusti Mohan Krsna das ficou com Guru Maharaja por 40 minutos. Ele ficou impressionado com a capacidade de memória de Guru Maharaja. O que mais o impactou foi que, quando ele chegou, Guru Maharaja imediatamente o reconheceu e lhe perguntou, "Você ainda está aqui? Eu achei que você havia partido para Mayapur." Guru Maharaja foi informado 2 dias antes que Tusti Mohan Krsna das iria representá-lo na conferência intereligiosa mundial em Sri Mayapur Dhama até dia 6 de Dezembro. Ele disse que o nível de açucar de Guru Maharaja foi testado por uma enfermeira e estava perfeito  (em 120).

Eu disse a Gurudeva que os devotos do Safari me enviaram muitas cartas muito carinhosas, e que amanhã eu as lerei para ele. Eu também recebi cartas muito bonitas para ele de muitos outros devotos e bem-querentes de todo o mundo.

Hoje foi o primeiro dia que os médicos declararam que Guru Maharaja está "fora de perigo". Eles também disseram que no máximo no início da semana que vem Guru Maharaja será transferido da UTI para um quarto particular.

Às 22:00 eu estava deixando o hospital e Guru Maharaja me chamou e segurou minha mão, dizendo, "Eu quero que você envie uma mensagem na internet. Por favor, peça aos devotos para orarem para que eu consiga falar e andar, para que assim eu consiga pregar." Portanto, por favor, eu imploro a toda a comunidade Vaisnava que por favor ore ao Senhor realizar este humilde desejo de Gurudeva, Srila Jayapataka Swami.

Obrigado.
Seu servo,
Marici das.
 


Relatório sobre o estado de SS Jayapataka Maharaj do Dr Madhavananda das,
Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai

Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Maharaj está tão alerta quanto ontem, e se recuperando bem. Ele permanece fora do respirador e respirando confortavelmente por si mesmo. Está sendo feita fisioterapia dos membros.

Os médicos esperam transferi-lo para a repartição no início da semana que vem.

Por favor, continuem orando.

Turno da tarde 14:00 - 19:00
    Traduzido por Naveen Krsna das PGS


Eu estive no turno da tarde hoje. Devido aos ataques terroristas em Mumbai, nosso templo da ISKCON reforçou a segurança. Muitas medidas de segurança novas foram aplicadas. Uma delas é que os veículos do templo não podem sair de lá e veículos de fora também não podem entrar no templo. O oficial de segurança do templo nos disse que Mumbai estava calma hoje porque muita gente estava com medo de sair. Portanto, não podemos arriscar.

Devido a essa incerteza, pedimos a uma mataji que está hospedada próxima ao hospital para preparar prasadam para Guru Maharaja. Marici Prabhu, Nitai Prasada prabhu, Srivasa Prana prabhu e eu fomos mesmo assim ao hospital, de taxi.  Hoje chegamos ao hospital em 20 minutos. As ruas estão muito calmas. Muitas lojas estão fechadas. Mesmo o hospital estava muito calmo. Não havia muitas pessoas durante o horário de visitas. Geralmente, parece um bazar. A segurança no Hospital Hinduja também estava reforçada.

Quando entramos na UTI, Guru Maharaja havia acabado de terminar seu almoço e estava descansando na cadeira. Ele parecia muito cansado. Vinte minutos depois ele foi posto na cama para descansar. Ele descançou até 17:30. Quando acordou, ele pediu por chá de ervas e kiwi. Ele comeu um kiwi e meio e alguns goles de chá de camomila. Guru Maharaja teve dificuldades hoje devido às secreções. Quando sente vontade de tossir, ele tenta com dificuldade mas não consegue tossi-las para fora. As enfermeiras então tiveram de fazer sucção. Logo após a sucção, ele ficou muito cansado.

Servos de JPS

Relatório sobre o estado de SS Jayapataka Maharaj, do Dr Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai
Traduzido por Naveen Krsna das PGS
 

A consciência de Maharaj está normal. Os médicos continuam a dar relatórios encorajadores. Sua alimentação oral aumentou.

Por favor, continuem suas orações.

Relatório sobre o estado de SS Jayapataka Maharaj, do Dr Madhavananda das, Diretor do Hospital Bhaktivedanta, Mumbai
Traduzido por Naveen Krsna das PGS

Maharaj continua a mostrar um firme progresso. Ontem ele conseguiu sentar na beira da cama com as pernas penduradas para baixo e um apoio nas costas. Ele também conseguiu sentar em uma cadeira (com apoio) diaramente por 4 a 5 horas, durante as quais ele faz exercícios das mãos e dos pés. Ele está sendo alimentado oralmente com sólidos macios.

Maharaj teve febre esta manhã. Os médicos enviaram coletas de sangue e urina para descobrir a fonte da infecção, e começaram a dar-lhe antibióticos. À noite sua febre já havia passado.

Por favor, continuem suas orações.

Textos enviados por Mitra Gopi Devi Dasi e traduzidos por Naveen Krishna Das e Ananda-maya Devi Dasi

 
Movimento Hare Krishna
Food For Life
Adi - Templo
Cursos e Seminários
Namahatta
Programação
Festivais
  Galeria de Fotos
Calendário Vaishnava
Ratha Yatra
Sankirtana
Restaurantes
Músicas

Localização

Links
 
 
   
   
   
 © Adi-Templo de São Paulo 2006, Todos os direitos reservados.  by Hari Design